13 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Mundial WSL CT 2024 chega a Saquarema com a Lei estadual de Incentivo ao Esporte

O próximo fim de semana será de muitas ondas e estrelas do surfe na Praia de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos. O Vivo Rio Pro será realizado de 22 a 30 de junho e será a última etapa do Championship Tour (CT) antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Realizado com apoio do Governo do Rio, por meio da Lei estadual de Incentivo ao Esporte, o evento promete mais uma vez agitar a cidade, conhecida como a capital nacional do esporte. Em 2023, o campeonato garantiu a ocupação de 100% da rede hoteleira da cidade e injetou R$ 97 milhões na economia fluminense.

 

– Eventos com o WSL mostram a importância da nossa Lei de Incentivo ao Esporte. Os benefícios vão para além do esporte, contribuindo para movimentar toda uma cadeia econômica, envolvendo a hotelaria, o turismo e a geração de empregos. Saquarema é a cara do surfe e o Estado do Rio está pronto para receber essa grande competição – ressaltou o governador Cláudio Castro.

 

Apontado como um dos melhores eventos esportivos do mundo, o Vivo Rio Pro atrai não apenas os melhores surfistas da atualidade, mas também espectadores, celebridades, autoridades públicas e influenciadores. Destaque desta edição pela presença no reforço de surfistas olímpicos com João Chianca, Luana Silva e Tainá Hinckel, que se juntarão à seleção brasileira na etapa brasileira do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT).

 

– Receber mais uma edição do maior campeonato mundial de surfe em Saquarema confirma o Rio de Janeiro como o epicentro nacional dos grandes eventos. Nos próximos dias, veremos um espetáculo com os melhores atletas do surfe do mundo, incentivando a prática esportiva e estimulando novos talentos. O Rio está pronto e de portas abertas para todos – afirmou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

 

Durante o evento, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer estará com um estande especial, apresentando a Lei de Incentivo ao Esporte aos visitantes.

 

Histórico de sucesso 

Nos últimos dez anos, o Brasil vem se consolidado como uma potência no surfe mundial, com surfistas brasileiros vencendo sete das últimas nove edições do CT. Em Saquarema, a “Brazilian Storm” tem dominado o cenário, com vitórias de Adriano de Souza, Filipe Toledo (três vezes) e Yago Dora.

 

– Essa será a 6ª edição do evento em Saquarema, e estamos muito felizes e animados. Tudo isso só é possível graças ao apoio da Secretaria estadual de Esporte e Lazer. Preparamos várias atividades especiais. Dia 21 teremos a festa de abertura à noite na Praia de Itaúna, com a competição acontecendo de 22 a 30. A previsão de ondas está ótima, e teremos diversas atrações na areia. Convido todos a participarem e fazerem deste evento um sucesso para Saquarema e o estado do Rio de Janeiro – disse o presidente da WSL na América Latina, Ivan Martinho.

 

Surfistas Olímpicos Reforçam Seleção Brasileira

Os surfistas olímpicos João Chianca, Luana Silva e Tainá Hinckel, juntamente com Samuel Pupo, foram convidados para participar desta etapa do campeonato antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A competição masculina terá os melhores surfistas do mundo em ação, com cinco representantes brasileiros.

 

No feminino, a estreia será em dose dupla com Tatiana Weston-Webb e Tainá Hinckel enfrentando a líder do ranking, Caitlin Simmers. Luana Silva também competirá contra a atual campeã mundial Caroline Marks e Bettylou Sakura Johnson.

 

– Saquarema ficou conhecida mundialmente por meio do esporte, mas economicamente, este evento também é importantíssimo para a cidade. Já vimos os números e no ano passado foram mais de R$ 90 milhões em movimentação econômica.  Este ano, quem visitar o evento vai ver que Itaúna está sendo transformada em um bairro temático do surfe. Então, além de todo o legado que a gente criou com a chancela da WSL, também tem esse legado do esporte para a nossa cidade. O esporte é uma ferramenta de transformação na vida das pessoas – afirmou a prefeita de Saquarema, Manoela Peres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *