Japeri: Programa Saúde na Escola chega à unidade de ensino Bernardino de Melo

Aprender sobre violência contra crianças e adolescentes ao mesmo tempo em que recebem vacinação contra HPV e gripe; e realizam a pesagem do Programa Bolsa Família. Assim, os alunos da Escola Municipal Bernardino de Melo, em Engenheiro Pedreira, tiveram a manhã desta quinta-feira, (23), voltada para os cuidados em saúde. Foi o Programa Saúde na Escola que acontece em todas as 35 unidades de ensino da cidade, por meio da parceria das secretarias Municipais de Saúde e Educação da Prefeitura de Japeri.

Segundo a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, o programa caminha muito afinado, com abordagens de temáticas pertinentes e linguagem acessível às idades das crianças e adolescentes atendidos. “As equipes realizam a palestra de acordo com as faixas etárias e com temas que consideram a promoção, prevenção e a atenção à saúde. Além da conscientização sobre a vacinação e o compromisso com as condicionalidades do Programa Bolsa Família, como a pesagem. Eles recebem cuidados e conscientização.”, disse a gestora.  

A equipe Primavera, da Unidade Básica do Alecrim, foi a responsável pela ação. A enfermeira, Brenda Gomes destacou a importância do PSE na abordagem de temas de extrema importância para os alunos. “São informações que podem vir a contribuir e auxiliar na formação integral desses estudantes. Eles acessam ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, além de palestras e roda de conversa com acolhimento. É um importante compromisso com os estudantes”, disse Brenda que realizou a palestra sobre violência para os alunos.  

O PSE atua com um calendário que atende as 35 unidades de ensino da cidade. O Programa também esteve nas unidades Dario Lins e Aristides Arruda neste dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *