13 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Itatiaia: Nutricionistas testam novo cardápio para alunos menores de três anos

As nutricionistas da Secretaria de Educação de Itatiaia vêm realizando testes culinários, com preparações isentas de açúcar, destinadas aos alunos menores de três anos. A iniciativa atende o disposto no Guia Alimentar para crianças abaixo dos dois anos, do Ministério da Saúde.  

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação atualizou as normas para a execução do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), objetivando criar um cardápio saudável para os alunos de todas as etapas da educação básica pública, com aumento da oferta de alimentos naturais e restrição de produtos processados.  

Segundo Mirna de Abreu Ballod, nutricionista da rede municipal de ensino, o Guia estabelece que uma alimentação infantil adequada compreende a prática do aleitamento materno e a introdução, de forma oportuna, de alimentos apropriados que complementem a amamentação.  

“Nos últimos anos os hábitos alimentares da população brasileira passaram por mudanças significativas, principalmente com a substituição de alimentos in natura e ou minimamente processados e ultraprocessados. Sabe-se que estes alimentos são nutricionalmente desequilibrados, possuindo alta densidade energética, alta quantidade de gordura, sal, açúcar e aditivos químicos”, explica Mirna.  

Os testes culinários objetivaram verificar características essenciais como sabor, consistência e textura, que podem repercutir na aceitação das crianças nas unidades. A equipe de nutrição testou preparações de mingau de amido com uva passas e com banana e também mingau de aveia com uva passas e banana.  

– As preparações constam usualmente no cardápio, nos lanches nos horários do lanche da manhã e da tarde. Após a degustação pela equipe e funcionários que estavam no local, consideramos como bastante satisfatórios os resultados das quatro preparações em relação a sabor, consistência e textura – conclui.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *