Influenciadora Clara Maia salva filho bebê de engasgo com manobra de Heimlich; saiba como fazer
A influenciadora Clara Mara compartilhou um vídeo em que aparece fazendo a manobra de Heimlich em seu bebê de pouco mais de um mês após a criança engasgar. Na publicação, ela fez um alerta pedindo que as pessoas aprendam a manobra, que pode salvar crianças e adultos.
Clara é mãe de gêmeos e amamentava um deles na tarde desta quarta-feira (6) quando ao entregar ao pai ele percebeu que a criança havia engasgado. A câmera do quarto gravou os momentos de desespero, enquanto ela tentava desengasgar o bebê.
Mas o que é o engasgo e como funciona o procedimento de primeiros socorros indicado em casos desse tipo de emergência? Entenda abaixo.
O que é o engasgo?
Basicamente, o engasgo acontece quando a comida ou objetos vão para o lugar errado quando engolimos alguma coisa. Com isso, o nosso organismo tenta expulsar esse corpo que não seguiu o caminho certo da deglutição (da boca até o estômago).
Se a comida ou o objeto bloquear a traqueia (um tubo que leva o ar que respiramos para os pulmões), a pessoa pode não conseguir respirar.
Esta situação é considerada uma emergência e, em casos graves, pode resultar em asfixia fatal ou perda de consciência temporária. Por isso, ações rápidas são cruciais para prevenir complicações.
Como e por que fazer a manobra de Heimlich?
Fazer essa manobra é importante porque ela ajuda a desobstruir a traqueia.
A manobra de Heimlich é uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.
No caso de adultos, posicione-se por trás da pessoa e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.
Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” ou região epigástrica (veja localização abaixo).
A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
O Ministério da Saúde orienta que devem ser feitos movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
Dica: se a pessoa estiver falando, tossindo ou chorando, não faça a manobra, porque a vítima ainda consegue respirar.
Quanto tempo podemos fazer a manobra?
Faça até 3 tentativas. Se a pessoa não responder ou não conseguir respirar depois disso, ela pode estar evoluindo para um quadro de parada cardiorrespiratória. Peça ajuda! Nesse caso, precisa acionar o 190 por telefone e tentar uma reanimação cardiopulmonar.
O telefone de emergência para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – válido para todo o Brasil – é o 192.
E em casos de engasgos com bebês?
- Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).
- Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho.
- Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
- Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
- Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.
O Ministério da Saúde lembra que esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente, e os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.