I Conferência Regional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde em Itaperuna

A I Conferência Regional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde – Intersetorial da Região Noroeste Fluminense foi realizada na última terça-feira, 07, no auditório da Unig (Universidade Iguaçu), no município de Itaperuna, RJ.

Entre os objetivos do evento, debater o tema da Conferência “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, com enfoque na garantia dos direitos e na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), do trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático.

O evento ainda primou por estimular a criação das Comissões Intersetoriais de Relações de Trabalho e Recursos Humanos (CIRHRT) nos âmbitos estadual e municipal dos Conselhos de Saúde, fortalecendo a participação social na Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

Além de discutir as responsabilidades de Estado e dos governos com a formação, qualificação, processos e condições de trabalho na saúde, em conjunto com as trabalhadoras e os trabalhadores, para o SUS, no SUS e com o SUS; dentre outras questões.

O secretário de Saúde de Itaperuna Marcelo Poeys ratificou a importância da I Conferência Regional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde no município itaperunense; e fez um agradecimento especial a todos que colaboraram com o evento.

“Agradecemos a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que o evento acontecesse, aos Conselhos Municipais de Saúde, ao Conselho Estadual de Saúde, aos colegas secretários e secretárias presentes, Higino, Márcia, Ilcelane e Bia. Muito obrigado a todos que deram sua parcela de contribuição para que este importante evento viesse a acontecer”, diz o secretário.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues – Alfredão – que cumpria outros compromissos de agenda, chegou após a abertura oficial do evento, com o intuito de desejar uma boa conferência a todos os participantes, além de parabenizar os profissionais envolvidos na idealização do encontro.

 

PALESTRAS

A palestra do Eixo I “Democracia, Controle Social e o Desafio da Equidade na Gestão Participativa do Trabalho e da Educação na Saúde” foi programada para às 10h. Em seguida, no Eixo II “Trabalho Digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil”. Já no Eixo III a palestra ministrada foi “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde”.

Após o almoço, houve discussão sobre os temas (diretrizes) nos grupos de trabalho e, posteriormente, apresentação e eleição das propostas; além das propostas aprovadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *