14 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Em seis meses, Celular Seguro registra 57,7 mil alertas de bloqueio

Iniciativa pioneira do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Programa Celular Seguro chega aos seis meses com números expressivos e com a projeção de melhorias para o segundo semestre. Ao todo, mais de dois milhões de usuários já se cadastraram na ferramenta e 57.790 pessoas já emitiram um alerta após roubo, furto ou perda do aparelho.

“Estamos trabalhando para tornar o Celular Seguro cada vez mais abrangente, seguro e de fácil utilização. O roubo e o furto de celulares representam, atualmente, são endêmicos no Brasil, trazendo muitos prejuízos à população. Como a vida das pessoas está no telefone móvel, combater esses crimes é uma das prioridades do Ministério”, relata o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto.

Para o segundo semestre, há a previsão de lançamento de novas funcionalidades para ampliar a segurança dos usuários do Celular Seguro. Uma delas é a possibilidade de, ao acionar o alerta, a vítima bloquear chip e aplicativos financeiros, mas manter o aparelho funcionando. Nesse caso, se um novo chip for instalado, uma mensagem aparecerá na tela orientando o novo comprador do telefone a ir a uma delegacia e apresentar a nota fiscal de compra.

Também será incorporada à ferramenta a lista de IMEIS, que são a identidade de cada aparelho celular, para consulta de quem for comprar um aparelho usado. Com isso, será possível conferir se o aparelho desejado tem alguma restrição ou registro de roubo ou furto.

“Estamos trabalhando para lançar essas duas funcionalidades nos próximos meses. Com elas, teremos um Programa Celular Seguro mais completo e servindo ainda mais o cidadão”, destaca Manoel Carlos.

Confira abaixo a linha do tempo com a evolução do Programa Celular Seguro, desde o lançamento, em 19 de dezembro do ano passado.

Dezembro 2023

19/03 – Lançamento do Programa Celular Seguro

O programa Celular Seguro foi lançado pelo então secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli. A ferramenta foi desenvolvida pela pasta e a iniciativa teve o apoio de Anatel e Febraban.

Os usuários que acionassem o alerta por roubo, furto ou perda do telefone, teriam o bloqueio do aparelho e a de aplicativos de 12 instituições financeiras.

22/12 – 500 mil registros em 3 dias

Três dias após o lançamento do Programa, mais de 500 mil usuários já haviam se registrado na plataforma.

Janeiro 2024

01/01 – Um milhão de usuários cadastrados

Menos de duas semanas após o início dos cadastros, o Programa Celular Seguro chegou a um milhão de usuários.

10/01 – Claro passa a bloquear chips

A Claro foi a primeira operadora a bloquear os chips dos telefones após alerta no Celular Seguro. A medida aumenta a proteção do usuário, dificultando a aplicação de golpes financeiros por bandidos com o uso do WhatsApp e das redes sociais da vítima.

12/01 – 10 mil bloqueios

Após 25 dias de funcionamento, o número de alertas disparados pelo Programa Celular Seguro chegou a 10 mil.

Fevereiro 2024

11/02 – 20 mil bloqueios

Foram necessários menos de dois meses do Celular Seguro para que a marca de 20 mil bloqueios fosse alcançada.

11/02 – Aliado no carnaval

O Programa Celular Seguro entrou em listas divulgadas pela imprensa como uma ferramenta aliada dos foliões no Carnaval.

Equipe do Celular Seguro é reforçada com peritos da Polícia Federal

O secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, determinou reforço na equipe do Celular Seguro, concluída com a entrada de peritos criminais da Polícia Federal, com o objetivo de qualificar a ferramenta.

Março 2024

01/03 – Reunião com Google

Reunião da equipe do Celular Seguro, capitaneada pelo secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, com o vice-presidente de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google, Markham Erickson, dando início a diversos encontros de cooperação.

A aproximação foi fundamental para que a big tech escolhesse o Brasil para o lançamento de uma nova tecnologia contra roubos e furtos de telefones móveis que operam com o sistema Android.

12/03 – 30 mil bloqueios

Celular Seguro chega aos 30 mil alertas disparados por usuários.

Abril 2024

05/04 – Ampliação do Celular Seguro

Uma reunião entre as equipes do MJSP e do governo do Piauí deu início a uma série de encontros para a incorporação, pelo Celular Seguro, de uma iniciativa exitosa piauiense para a recuperação de aparelhos móveis roubados ou furtados.

09/04 – Nova versão do Celular Seguro

Lançada nova versão do Programa Celular Seguro, que simplificou o processo de registro e aprimorou o envio de alertas, tornando o uso da ferramenta mais fácil e a comunicação de furto, roubo ou perda mais efetiva.

12/04 – 40 mil bloqueios

Antes de completar quatro meses de lançamento, o Programa Celular Seguro chegou a 40 mil bloqueios de celulares roubados, furtados ou perdidos.

Maio 2024

14/05 – Prêmio de inovação em tecnologia móvel

O programa Celular Seguro recebeu o Prêmio Seleção Mobile Time, no evento MobiXD. A escolha como inovação tecnológica do ano foi realizada por um júri técnico.

16/05 – Criação do Comitê Gestor

O Comitê Gestor do Celular Seguro é o responsável por avaliações, melhorias e segurança da iniciativa. Formado por integrantes do MJSP, o grupo se reunirá todos os meses e será coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP).

21/05 – 50 mil bloqueios

Celular Seguro chega à marca de 50 mil bloqueios.

29/05 – Vivo passa a bloquear chips

Adesão da operadora Vivo ocorreu depois de encontros de alinhamento entre o MJSP e a companhia.

Junho 2024

07/06 – Nubank adere ao Celular Seguro

O Nubank foi a 13ª instituição financeira a aderir ao Programa Celular Seguro, bloqueando os acessos dos clientes via aplicativo sempre que um alerta de roubo, furto ou perda for acionado.

11/06 – Parceria Celular Seguro e Google

O secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, participou do evento Google for Brasil, quando a big tech lançou uma nova tecnologia contra roubos e furtos de telefones móveis equipados com sistema operacional Android. A parceria entre o MJSP e o Google foi destacada.

Segundo semestre 2024

Modo recuperação do aparelho

Equipes técnicas do MJSP trabalham para que, sempre que um alerta de roubo, furto ou perda for acionado, os bloqueios alcancem o chip e os aplicativos, mas não o telefone.

Isso possibilitará que, caso haja a tentativa de instalação de um novo chip em um telefone roubado, o aparelho receba uma mensagem indicando que o portador vá até uma delegacia apresentar a nota fiscal.

A iniciativa, incorporada de um projeto exitoso desenvolvido pelo Governo do Piauí, é focado na recuperação de aparelhos.

Lista de IMEIs com registro de restrição

O aplicativo e o site do Programa Celular Seguro trarão uma lista com os IMEIs – que são os números de identificação de cada telefone. A medida auxiliará compradores de telefones usados, que poderão consultar se há alguma ocorrência ligada ao aparelho que estão comprando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *