22 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Prefeitura do Rio abre 20 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação em  parceria com o Google

A Secretaria da Mulher dará início, em 20 de junho, às inscrições para a qualificação online em áreas de tecnologia voltadas para as moradoras da cidade

A Prefeitura do Rio em parceria com o Google, através da Secretaria da Mulher, abre inscrições para 20 mil vagas gratuitas para os  Certificados Profissionais do Google  a partir de 20 de junho. O Google doou 12 mil  bolsas de estudo para a iniciativa, cujas vagas serão preenchidas imediatamente a partir de uma seleção organizada pelo município. A prefeitura vai preencher as outras 8 mil vagas conforme a conclusão dos cursos pelas primeiras turmas.

Até o momento, o portfólio de cursos conta com sete formações profissionalizantes nas seguintes áreas: Fundamentos de Inteligência Artificial do Google, Cibersegurança, Suporte em TI, Análise de Dados, Gerenciamento de Projetos, Design de Experiência do Usuário e Marketing Digital e E-commerce.

As aulas são 100% on-line pela plataforma Coursera, com carga horária que varia entre 140 horas e 200 horas, que pode alcançar  duração total de aproximadamente  5 meses. As inscrições devem  ser feitas pela internet por meio do link https://bit.ly/inscriçõesSPM-Google. Para participar, é preciso ter 16 anos ou mais e ser moradora da cidade do Rio de Janeiro. A parceria da Secretaria da Mulher e do Google acontece no âmbito do programa Mulheres do Rio e das iniciativas do Rio Capital do G20.

Para o secretário municipal da Casa Civil, Lucas Padilha, inserir as mulheres no mercado tecnológico é promover a cidade do Rio e investir no futuro dos cariocas.

– Com essa parceria, deixamos claro que novas tecnologias também podem reduzir desigualdades. Investindo na capacitação tecnológica das mulheres cariocas, estamos posicionando o Rio para o mercado de trabalho do futuro e mudando a vida de milhares de famílias –, explica o secretário Lucas Padilha.

De acordo com a secretária da Mulher, Lidiane de Paula, é direito de toda mulher ter acesso a oportunidades.

– Oferecer acesso a oportunidades para as mulheres é construir um presente e futuro digno e justo para todas. A parceria com o Google reforça o nosso compromisso em promover as mulheres da cidade do Rio, fortalecendo o acesso ao mercado de trabalho e a autonomia feminina –, afirma Lidiane de Paula.

Para celebrar a parceria firmada com a prefeitura, a Diretora Geral de Negócios Globais de Inteligência Artificial e Engenharia Aplicada do Google, Carolina Yap, esteve no Rio. Caroline visitou as instalações e conheceu a tecnologia utilizada no Centro de Operações Rio, o COR, com a secretária Lidiane de Paula, onde oficializaram a iniciativa para os cursos de capacitação.

Juliana Moura Bueno, gerente de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, explica a importância dessa parceria para gerar oportunidades:

– O Google tem um compromisso com o Brasil e trabalha há quase duas décadas desenvolvendo e apoiando iniciativas que buscam criar mais oportunidades para as mulheres no país, especialmente nas áreas de tecnologia e inovação. A doação dessas bolsas de Certificados Profissionais do Google vai na direção de seguir fortalecendo as trajetórias das mulheres cariocas. Essa iniciativa, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, visa a criar mais oportunidades e deixar um legado para a cidade do Rio, sede do G20 em 2024.

Avanço profissional após nova qualificação

Os cursos profissionais oferecidos pelo Google visam a capacitar pessoas em habilidades e profissões em alta demanda, mesmo sem experiência prévia. Entre 2020 e 2022, 88% dos profissionais certificados pelo Google reportaram algum tipo de avanço profissional, como uma promoção, aumento salarial ou um novo emprego, decorrente da nova qualificação obtida.

A Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher atua no eixo de políticas de promoção às mulheres cariocas, visando a inserção no mercado de trabalho, promovendo o acesso à renda e a autonomia econômica. Desde 2021, mais de 200 mil mulheres foram capacitadas para o mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *