Dia Mundial do Meio Ambiente: Projetos de eficiência energética da Enel Rio beneficiaram mais de 88 mil pessoas em 2023

Distribuidora viabilizou a troca de 1,7 mil geladeiras e mais de 38,8 mil lâmpadas por modelos mais eficientes em 51 cidades, contribuindo diretamente para a redução de emissões de CO2 na atmosfera;

Ações de eficiência energética permitiram uma estimativa de economia de energia equivalente ao consumo anual de 4,9 mil famílias.

 Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje (5), a Enel Distribuição Rio anunciou os resultados dos projetos de Sustentabilidade e Eficiência Energética, que beneficiaram mais de 88 mil pessoas no último ano. Os dados englobam iniciativas que visam levar ações socioeducativas de consumo consciente, preservação do meio ambiente, eficiência energética, além da implantação de hortas urbanas, capacitações para o mercado de trabalho, auxiliar novos empreendedores a gerir suas produções e trabalhar a inclusão social em diversas comunidades. Também foram contempladas propostas selecionadas por Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética, direcionadas para iluminação pública e prédios públicos, industriais e comerciais.
Os projetos desenvolvidos pela Enel Rio resultaram na troca de mais de 1,7 mil geladeiras e 38,8 mil lâmpadas por modelos mais eficientes. No total, foram beneficiados moradores de 51 municípios da área de concessão da distribuidora no estado do Rio de Janeiro. As ações representaram a geração de R$ 1,3 milhão em renda para os beneficiados e permitiram uma economia estimada de mais de 10 mil GWh de energia, o suficiente para abastecer mensalmente cerca de 4,9 mil famílias por um ano. Com esse resultado, a empresa colaborou para evitar a emissão de aproximadamente 4,3 mil toneladas de gás carbônico (CO²) na atmosfera. As iniciativas de eficiência energéticas são viabilizadas pelo Programa de Eficiência Energética da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
“As ações de sustentabilidade precisam ser prioridade para toda a sociedade. A Enel busca atuar em diversas frentes para promover a consciência ambiental e a eficiência energética, envolvendo clientes, empresas parceiras e gestores públicos nesta tarefa coletiva de zelar pelo meio ambiente”, afirma Leonardo Soares, gestor da área de Sustentabilidade da Enel Rio.
Material reciclado vale bônus na conta de luz
Entre os programas de Sustentabilidade desenvolvidos pela Enel Rio com impactos positivos diretos no meio ambiente está o Ecoenel, que concede bônus na conta de energia dos clientes mediante a troca de resíduos recicláveis, em ecopontos localizados nos estados onde a companhia atua. Em 2023, a Enel concedeu R$ 468 mil em bonificações, com a arrecadação de 1,3 mil toneladas de resíduos que passaram a ter uma destinação adequada. A iniciativa foi responsável pela preservação de mais de 10,7 mil árvores, por meio da reciclagem de papel.
Sobre a Enel Distribuição Rio
 
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *