Crianças mortas em creche são enterradas em SC
As quatro crianças vítimas do ataque a uma creche em Blumenau (SC) foram enterradas entre a manhã e o começo da tarde desta quinta-feira (6). O corpo de Bernardo Cunha Machado, de 5 anos, Bernardo Pabest da Cunha, de 4, e Larissa Maia Toldo, de 7, foram sepultados às 10h, às 10h30 e às 11h30, respectivamente, no Cemitério e Crematório São José, no centro da cidade. Já o corpo de Enzo Marchesin Barbosa, de 4 anos, foi enterrado por volta das 14h no Cemitério da Comunidade Salto do Norte, mais afastado da região central.
Todos as despedidas foram marcados por muita emoção, homenagens e salva de palmas às crianças. Oficiais da Marinha que trabalham com o pai de Bernardo Cunha Machado em Itajaí foram até o local para prestar solidariedade. “Era um menino super extrovertido, super para cima, assim como o pai”, disse o suboficial Carlos Martiniano, de 42 anos, amigo da família.
O prefeito Mário Hildebrandt esteve no velório para prestar apoio às famílias. Ele comentou as investigações do caso. “Toda a inteligência da Polícia Civil está sendo usada para buscar situações de redes sociais, de denúncias, inclusive no celular desse indivíduo, se há alguma possibilidade de vínculo com alguém”, disse.
Segundo ele, a avaliação dada pelo delegado-geral nesta quarta, 5, foi apenas preliminar. “É uma primeira análise, mas para confirmação, de que (o criminoso) agiu sozinho, o que vai dizer isso é o celular dele.”
O homem de 25 anos, que tinha quatro passagens pela polícia, pulou o muro da creche, matou quatro crianças entre 4 e 7 anos e feriu outras cinco, que têm quadro estável.
Reunião com diretores de escolas
Hildebrandt se reuniu nesta quinta com diretores de escolas municipais, estaduais e privadas de toda a cidade. “O objetivo é traçar estratégias para o retorno às atividades na segunda”, disse.
O prefeito também vai se encontrou com chefes das polícias Civil e Militar durante a tarde. “Nós queremos ampliar as ações de ronda, de presença da polícia nas ruas, para que a gente possa minimizar esse efeito de dor que os pais estão sentindo.”