21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Centro da Doença de Alzheimer e Parkinson realiza importante trabalho em Itaperuna

Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve uma série de programas, projetos e ações importantes, que se destacam na região. Entre eles, o CDA/CDP (Centro da Doença de Alzheimer e Parkinson), que atende uma parcela da população, que precisa de cuidados especiais.

Dentre os trabalhos realizados pela equipe do CDA/CDP, a estimulação cognitiva para idosos, voltadas para o Alzheimer. O cérebro quando é estimulado, ativa novas conexões entre os neurônios, aumentando ainda mais sua capacidade, melhorando a memória, criatividade, concentração e o raciocínio. Também são desenvolvidas ações, que estimulam as habilidades socioemocionais.

O CDA/CDP tem como objetivo confirmar a perda das funções cognitivas ocasionadas pela doença Alzheimer, para que o paciente em questão, possa ser incluído no processo de solicitação de medicamentos, junto à Farmácia dos Componentes Especializados – Secretaria Municipal de Saúde.

O setor ainda oferece outros serviços, como por exemplo, estimulação cognitiva; grupo de apoio aos familiares e/ou cuidadores; reavaliação e acompanhamento do processo de evolução das doenças, fisioterapia voltada para os pacientes de Parkinson; e outros serviços mais.

Com uma equipe interdisciplinar, composta por profissionais qualificados e dedicados, são realizados atendimentos que visam proporcionar uma melhor qualidade de vida aos assistidos.

O CDA/CDP está localizado na Rua 10 de Maio, número 893, anexo ao Posto de Saúde Dr. Raul Travassos. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

No site do Ministério da Saúde é possível conhecer alguns sintomas dessas doenças:

SINTOMAS – ALZHEIMER

Falta de memória para acontecimentos recentes; repetição da mesma pergunta várias vezes; dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos; incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas; dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos; dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais; irritabilidade, desconfiança injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento.

SINTOMAS – PARKINSON

A história de quem é acometido pela doença de Parkinson consiste num aumento gradual dos tremores, maior lentidão de movimentos, caminhar arrastando os pés, postura inclinada para frente. O tremor afeta os dedos ou as mãos, mas pode também afetar o queixo, a cabeça ou os pés. Pode ocorrer num lado do corpo ou nos dois, e pode ser mais intenso num lado que no outro. O tremor ocorre quando nenhum movimento está sendo executado, e por isso é chamado de tremor de repouso.

Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *