Atendimento pediátrico em Teresópolis: urgência infantil no SPA Dr. Eitel Abdallah será ampliada para 24 horas

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Teresópolis informa que, a partir do dia 16 de junho, a urgência pediátrica no Serviço de Pronto Atendimento Dr. Eitel Abdallah, no bairro de São Pedro, passará a funcionar no sistema de plantão 24 horas. Atualmente, o serviço é realizado das 8h às 20h.

 

Outra novidade é a implantação, também em junho, da Classificação de Risco no Pronto-Socorro de Pediatria do Hospital Beneficência Portuguesa, unidade de saúde que atende pelo SUS.  O sistema identificará o usuário que necessita de atendimento prioritário de acordo com sua gravidade clínica, priorizando os pacientes em estados mais críticos e reduzindo o tempo de espera daqueles que não se encontram graves.

 

Desde o mês de abril, as unidades de urgência e emergência públicas e privadas do município têm registrado um aumento considerável dos atendimentos pediátricos, como o SPA Dr. Eitel Abdallah, o Serviço de Pronto Atendimento de Bonsucesso, na zona rural, e o Pronto-socorro de Pediatria da Beneficência Portuguesa.

 

O número, que variava entre 750 e 950 pacientes por mês, triplicou e passou para expressivos 3.200 atendimentos mensais. Entre as causas estão o impacto das mudanças climáticas na saúde da população infantil, doenças sazonais, como a dengue, e as doenças respiratórias que acometem principalmente as crianças nos meses de outono e inverno.

 

O Prefeito Vinicius Claussen salienta que desde que assumiu a gestão, em julho de 2018, vem trabalhando para ampliar o atendimento pediátrico de urgência no município, a fim de garantir a qualidade do acolhimento.

 

“Em 2018 constatamos que os atendimentos emergenciais pediátricos estavam centralizados na UPA 24 Horas e no SPA Dr. Eitel Abdallah. Logo iniciamos um trabalho de ampliação e atualmente esses atendimentos são realizados também no SPA de Bonsucesso, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no Pronto-Socorro de Pediatria da Beneficência Portuguesa, que funciona 24h durante os sete dias da semana. Ampliando ainda mais o acesso dos pacientes, em junho a urgência pediátrica do SPA Dr. Eitel Abdallah terá atendimento 24 horas. São medidas que garantem aos nossos usuários mais segurança e conforto durante a busca por atendimento pediátrico”, salienta o Prefeito Vinicius Claussen. “Durante esses 6 anos, nossa gestão atua fortemente empenhada e atenta, avaliando e investindo em melhorias para proporcionar condições melhores de saúde a nossa população”, finaliza o Prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *