Arpoador recebe pela primeira vez festa do Dia de Iemanjá; confira a programação

O Arpoador, na Zona Sul do Rio, terá nesta terça-feira (2) uma homenagem a Iemanjá inspirada nas festividades da Praia do Rio Vermelho, em Salvador, que chega a 100 anos em 2023. No Rio, a festa já aconteceu ano passado no Flamengo, também na Zona Sul, chega agora ao Arpoador.

Idealizada pelo músico Marcos André, de família umbandista e praticante do Candomblé, o Dia de Iemanjá no Arpoador 2023 reunirá, das 15h às 22h, representantes de casas de Umbanda e Candomblé de linhagens centenárias, além de grupos de jongo, afoxé, samba e maracatu, a fim de celebrar o orixá mais cultuado no Brasil no seu dia.

Marcos, que atua há 27 anos em quilombos de jongo do Vale do Café e em projetos culturais em Madureira, mobilizou na rede de comunidades tradicionais que coordena cerca de 120 mestres, líderes religiosos, artistas e filhos de santo para o ritual.

Ele conta que “no Candomblé, Iemanjá é justamente o Orixá que cuida do equilíbrio e paz das nossas cabeças, coisa que a gente precisa muito hoje. Ela é querida por todos, tem o poder de nos unir. Era uma hora importante também dos terreiros voltarem para as praias cariocas no Dia de Iemanjá. Uma rica tradição nossa que diminuiu muito. Uma afirmação e celebração da importância do tambor na história dessa cidade”.

Todo o ritual de oferendas será liderado pelo lendário Mestre Bangbala, 103 anos, o Ogan mais antigo do país em atividade e patrono do Dia de Iemanjá no Arpoador.

Afinado com os novos tempos da sustentabilidade e proteção dos mares, o antigo mestre é categórico: “Todas as oferendas do ritual serão biodegradáveis. Pedimos ao público que não leve plástico, vidro ou madeira. É uma saudação à Rainha do Mar, à sua morada e às forças da natureza. Somente flores e frutas serão oferecidas nas águas”, adverte Ogan Bangbala, no alto dos seus 103 anos.

Tambores de Olokun ensaia no Aterro — Foto: Raoni Alves/g1

Tambores de Olokun ensaia no Aterro — Foto: Raoni Alves/g1

Programação

15h -Concentração (em frente à estátua do Tom Jobim)

  • Tambores de Olokun
  • Ogan Kotoquinho
  • Afoxé Filhas de Ghandy
  • Afoxé OréLailai

17h – Cortejo e Presente para Iemanjá (Pedra do Arpoador)

17h30 – Roda de Candomblé com OganBangbala e Pai Dário de Ossain

  • Roda de Umbanda com Tião Casemiro
  • Jongo de Pinheiral e Companhia de Aruanda
  • Samba de Roda, Coco e Ciranda com Companhia de Aruanda e grupo Samba Jongo

19h30 – Boas vindas com Ogan Bangbala, Tia Ira Rezadeira da Serrinha, Mestra Fatinha do Jongo de Pinheiral, Pai Dario de Ossain, Ogan Kotoquinho e Marcos André.

  • Roda de Afoxés e Umbandas

20h – Roda de samba com Nina Rosa, Hamilton Fofão, Carlinhos 7 cordas, PH Mocidade, Nene Brown, Raymundo Jonathan e convidados.

22h – EncerramentoDas 15h às 22h – Feira Crespa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *