22 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Após impressionar, Oliver Bearman será titular da Haas a partir de 2025

Após impressionar com um excepcional desempenho no GP da Arábia Saudita deste ano, o jovem inglês Oliver Bearman, de 19 anos, será piloto titular da Haas a partir da temporada 2025 da Fórmula 1, soube o GE.globo em primeira mão. Membro da Academia Ferrari, o jovem já assinou o contrato com a equipe americana, que tem um acordo de cooperação técnica com o time italiano, no qual usa no carro de 2024 os sistemas de refrigeração, o câmbio e a suspensão traseira, além da unidade de potência.

O contrato de Oliver Bearman com a Haas terá duração de uma temporada com direito a opção de prorrogação por mais uma. O inglês já andou no carro da equipe americana no primeiro treino livre para o GP da Emilia-Romagna, em Imola, no dia 17 de maio. Além disso, ele está programado para andar em mais cinco sessões livres nesta temporada, nos GPs da Espanha, Inglaterra, Hungria, Cidade do México e Abu Dhabi.

Nascido em 8 de maio de 2005, na cidade de Chelmsford, na Inglaterra, a 50 quilômetros de Londres, Oliver Bearman começou no kart aos oito anos. Em 2014, terminou entre os cinco primeiros no GP de Kart da Grã-Bretanha – competição que venceria em 2015 – e foi o quarto na categoria cadete do britânico. Em 2019, venceu a classe Júnior X30 na Copa do Mundo e se tornou campeão europeu e da final mundial em Le Mans.

Em 2020, estreou nos monopostos na Fórmula 4 Alemã e Italiana, campeonatos dos quais foi campeão em 2021, quando foi escolhido para integrar a Academia Ferrari, programa de formação de pilotos. Em 2022, fez o salto para a FIA Fórmula 3, onde terminou em terceiro no campeonato com a Prema Racing. No ano passado, subiu para a Fórmula 2 na equipe italiana e terminou em sexto no campeonato, com seis vitórias. O inglês permanece na categoria de acesso à F1 em 2024.

Neste ano, Bearman se tornou o 12º piloto britânico – e o mais jovem do país a estrear na F1 – a pilotar pela Ferrari ao substituir o titular Carlos Sainz, com apendicite, no GP da Arábia Saudita. Pego de surpresa, ele descobriu que participaria da corrida na manhã de sexta-feira, quando foi chamado às pressas para a vaga do espanhol. Ele andou no terceiro treino livre e ficou na 11º posição do grid de largada, a apenas 36 milésimos do tempo de Lewis Hamilton para avançar ao Q3.

Na corrida, Bearman pressionou o japonês Yuki Tsunoda na briga pelo décimo lugar, mas ficou preso atrás de uma série de carros que usavam a asa móvel. A Ferrari o chamou aos boxes na oitava volta e ele conseguiu superar o piloto da Racing Bulls. Na 16ª, entrou na zona de pontuação. Cinco passagens depois, superou o veterano Nico Hulkenberg, subindo para nono. Depois, ganhou duas posições com os pit stops de Lewis Hamilton e Lando Norris, terminando na sétima posição. Na ocasião, foi elogiado pelo futuro chefe, o japonês Ayao Komatsu.

 

Oliver Bearman impressionou o mundo da Fórmula 1 no GP da Arábia Saudita de 2024 — Foto: Antonin Vincent/Scuderia Ferrari

– Ollie (Bearman) foi incrível. Esse circuito não é dos mais fáceis para chegar no terceiro treino livre sem tempo de pista prévio. Então estou muito, muito feliz por ele, foi impressionante. Ele merece uma chance para o ano que vem – disse o chefe da equipe Haas.

A outra vaga da equipe Haas para a temporada 2025 ainda está em aberto. O alemão Nico Hulkenberg foi contratado pela Sauber, que vai se tornar Audi em 2026. Já o dinamarquês Kevin Magnussen está na berlinda, após apresentar um fraco desempenho, receber uma série de punições por direção perigosa e estar perto de ser suspenso por uma corrida. Alguns pilotos negociam com o time americano para o próximo ano, como o francês Esteban Ocon, que está de “aviso prévio” na Alpine desde o GP de Mônaco, e o chinês Zhou Guanyu, atualmente na Sauber.

A temporada 2024 da Fórmula 1 continua com a disputa do Grande Prêmio da Espanha, no Circuit de Barcelona-Catalunya, em Montmeló, no dia 23 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *