A atuação da Braskem no Polo Petroquímico de Duque de Caxias

No dia 25 de maio celebra-se o Dia da Indústria, setor que abrange diversos tipos de produção.

Fundamental para o crescimento da economia e o desenvolvimento da sociedade, o segmento petroquímico é responsável pela transformação de subprodutos do petróleo, como a nafta e o gás natural, em materiais de uso industrial ou em produtos finais destinados ao consumidor.

No estado do Rio de Janeiro, a indústria tem um papel fundamental, especialmente no setor petroquímico. O estado é responsável por 73% da produção nacional de gás natural e quase 90% de petróleo, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Ao longo dos anos, o Rio de Janeiro se consolidou como um centro industrial significativo, atraindo investimentos e desenvolvendo uma infraestrutura robusta. Por isso, a presença de empresas como a Braskem, líder global na produção de resinas termoplásticas e biopolímeros, tem sido um fator crucial para o desenvolvimento desse setor.

Diversos fatores estratégicos contribuem para reforçar sua importância para as empresas sediadas na região, entre eles: localização estratégica, proximidade com importantes rotas marítimas, presença de um porto bem desenvolvido e disponibilidade de mão de obra qualificada. Além disso, a região abriga importantes parceiros e clientes da companhia.

O setor petroquímico também tem impacto econômico e social bastante significativo no Estado, gerando empregos diretos e indiretos e contribuindo significativamente para a economia local. Só nessa unidade da Braskem, são quase dois mil colaboradores entre integrantes e parceiros, e 617 fornecedores, sendo 122 locais.

Separamos algumas curiosidades para que você conheça um pouco mais da atuação da Braskem no Rio de Janeiro, uma empresa comprometida com a inovação, sustentabilidade, responsabilidade social e empenhada em contribuir para o desenvolvimento da região.

– A Braskem é uma das principais empresas do Polo Petroquímico de Campos Elíseos, cuja arrecadação representa 65% do orçamento do Município de Duque de Caxias.

– As unidades industriais da Braskem no Rio de Janeiro utilizam o gás natural como matéria-prima para seu processo produtivo, com uma produção acima de 1 milhão de t/ano de resinas termoplásticas no estado, que são fundamentais para diversas indústrias, incluindo embalagens, automotiva, construção civil, e bens de consumo.

– A unidade produz principalmente polipropileno, um tipo de plástico usado em uma ampla variedade de aplicações, incluindo embalagens, automóveis, têxteis e produtos de consumo. Além de polipropileno, a planta também está envolvida na produção de outros produtos petroquímicos que são usados como matérias-primas em diversas indústrias.

– A Braskem está na vanguarda do desenvolvimento de bioplásticos, materiais feitos a partir de fontes renováveis. A planta de Duque de Caxias participa desses esforços, contribuindo para a redução da pegada de carbono e a inovação sustentável.

– A Braskem em Duque de Caxias adota uma abordagem de ciclo de vida para seus produtos, analisando e melhorando o impacto ambiental desde a produção até o descarte, promovendo a economia circular e a reciclagem de plásticos.

– A empresa tem investido em projetos que aumentam o uso de energia renovável em suas operações. Isso inclui a utilização de energia solar e eólica, reduzindo a dependência de fontes fósseis e diminuindo as emissões de gases de efeito estufa.

– A Braskem promove a economia circular, incentivando a reciclagem e a reutilização de plásticos. Em Duque de Caxias, são desenvolvidos programas para recolher e reciclar resíduos plásticos, transformando-os em novos produtos.

– A unidade de Duque de Caxias conta com laboratórios de pesquisa avançada, onde são desenvolvidos novos materiais e processos que melhoram a eficiência e sustentabilidade dos produtos petroquímicos.

– A planta tem programas rigorosos de gerenciamento de água para reduzir o consumo e reutilizar a água nos processos industriais, minimizando o impacto sobre os recursos hídricos locais.

– A unidade de Duque de Caxias está envolvida em projetos de inovação e pesquisa, buscando constantemente aprimorar processos e desenvolver novos produtos para atender às necessidades do mercado.

– A empresa implementa rigorosos protocolos de segurança para prevenir acidentes industriais, com treinamentos periódicos e simulações de emergência, garantindo a segurança dos trabalhadores e da comunidade ao redor.

– A companhia já destinou mais de R$ 700 milhões em investimentos operacionais nas suas unidades no Estado, somente entre 2018 e 2022, com o objetivo de aumentar a eficiência operacional, a capacidade de produção e minimizar impactos ambientais. Sem contar com investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão previstos para os próximos quatro anos, e seguirá nessa trilha ao longo das próximas décadas, havendo disponibilidade de matérias-primas competitivas.

– A companhia atua também na frente socioambiental com investimentos consistentes em prol das comunidades nas regiões onde atua. No Rio de Janeiro, em 2023, foram 13 projetos e 4394 beneficiários diretos.

– A Braskem tem um forte compromisso com a sustentabilidade e investe continuamente em tecnologias e processos que minimizam o impacto ambiental. Em Duque de Caxias, a companhia adota práticas para reduzir emissões de gases de efeito estufa, melhorar a eficiência energética e promover a economia circular através da reciclagem e reutilização de plásticos.

Mas, apesar da importância e do impacto positivo, o setor petroquímico enfrenta desafios significativos. A competição global é uma das questões mais prementes e investir em tecnologias que reduzam as emissões e promovam a reciclagem é essencial. Desenvolver novos materiais e tecnologias de produção também pode ajudar a manter a competitividade do setor.

É preciso reconhecer e valorizar a contribuição do setor petroquímico para o desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro. Por isso, a Braskem segue promovendo a cadeia produtiva do setor petroquímico, gerando renda, desenvolvimento e empregos. Com os desafios e oportunidades à frente, a inovação e a sustentabilidade serão fundamentais para garantir um futuro próspero para esse setor. Celebrar o Dia da Indústria é celebrar o progresso, a inovação e o impacto positivo na vida de milhões de pessoas.

 

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países. Saiba mais em www.braskem.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *