3ª Edição do Baixada Gastronomia agita o TopShopping Nova Iguaçu

Evento antecipa as comemorações pelo Dia da Baixada (30/4).

Vem aí o principal evento de gastronomia da Baixada Fluminense. É o Baixada Gastronomia, em sua 3ª edição, sob a coordenação dos chefs Rafael Moreira e Rodrigo Barros, neste sábado e domingo (27 e 28/4), no TopShopping Nova Iguaçu. No evento, chefs convidados vão preparar pratos especiais para degustação do público, além de palestras diversas e oficina infantil. A entrada para o evento será gratuita.

A abertura do evento, às 12h, contará com a presença do Secretário de Cultura de Nova Iguaçu, Marcus Monteiro; do subsecretário de Integração Cultural do Estado do RJ, Augusto Vargas e do jornalista Alberto Aquino como mestre de cerimônia.

Nesta edição, o evento tem como tema o “aipim”, um dos principais produtos da agricultura familiar da Baixada, desde o Brasil Colônia. Além disso, pela primeira vez, o Baixada Gastronomia terá uma Oficina Infantil e a palestra da nutricionista Adriana Leal, coordenadora dos cursos de Gastronomia e Nutrição da UNISUAM, sobre “Como evitar o desperdício”.

Entre os chefs participantes, estão: Marcia Baiana (vencedora do Festival Enchefs RJ 2022 na categoria ”Comida de Rua”, e vencedora na edição 2023 na categoria ”Comida Afetiva”); Rafael Moreira (consultor gastronômico e professor de confeitaria), Rodrigo Barros (participante de vários eventos internacionais, 1° colocado Prêmio Dólmã, 1° Colocado Sal a gosto e 1° Colocado Gold Chef Masterchef Br); e os chefs convidados: Cadu Freitas (Tragga Del Mar) e Jimmy Ogro, além dos restaurantes Peixe do VanorReserva Gastronomia, Matsuri (todos de Nova Iguaçu) e Supimpa Gastronomia, da chef Claudia Regina Alves (de Vista Alegre).

Na ocasião, cada chef vai levar um prato semipronto e ensinar, na hora, o modo de preparo, para posterior degustação no local. O evento acontece na Praça de Eventos do 1º piso, e a inscrição deve ser feita no local. Nos intervalos, shows musicais para entreter o público. Além disso, o evento conta com expositores de gastronomia locais comercializando seus produtos.

Programação do evento:

Dia 27/4 (sábado):

12h: Abertura oficial

14h: Palestra com a nutricionista Adriana Leal – “Como evitar o desperdício na gastronomia”

14h: Oficina infantil com o Instituto Gourmet

15h: Restaurante Matsuri

16h: Chef Rafael Moreira – consultor gastronômico e professor de confeitaria

17h: Palestra com o Dr. Henrique Paes – “Alimentação Saudável”

18h: Música ao vivo

19h: Restaurante Peixe do Vanor

20h: Chef Rodrigo Barros

21h: Encerramento com Alberto Aquino

Dia 28/4 (domingo):

14h: Abertura com o jornalista Alberto Aquino

15h: Restaurante Reserva Gastronomia

16h: Aula com professor do Instituto Gourmet

17h: Chef Claudia Regina Alves – restaurante Supimpa Gastronomia

18h: Chef Cadu – restaurante Tragga Del Mar

19h: Chef Marcia Baiana

20h: Chef Jimmy Ogro

21h: Encerramento

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *