TST lança edital de concurso com 300 vagas para juízes em todo o país; inscrições começam no dia 9
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) lançou o edital do concurso para preencher 300 vagas de juíz do Trabalho substituto. As oportunidades de ingresso na magistratura trabalhista são distribuídas em todo o país e têm salário de R$ 32 mil.
Os detalhes do certame foram divulgados pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) na edição desta sexta-feira (dia 6) do Diário Eletronico da Justiça do Trabalho (DEJT), e devem ser publicados no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (dia 9). O edital também está disponível online.
Podem se inscrever candidatas ou o candidatos que sejam formados em Direito e tenham exercido atividade jurídica pelo período mínimo, contados a partir da obtenção do grau de bacharel.
As incrições começam na próxima segunda-feira (dia 9) e vão até o dia 15 de fevereiro, pela internet (clique aqui). A taxa de inscrição é de R$ 320. O concurso será coordenado pela Comissão Executiva Nacional do CSJT, com o apoio das Comissões Examinadoras e assessoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Seleção em quatro fases
Os candidadtos passarão por provas objetiva, discursiva e oral, além da avaliação de títulos.
A prova objetiva seletiva está prevista para 14 de maio e será aplicada nas 24 cidades sedes dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). Já as outras etapas acontecerão em Brasília, no edifício-sede do TST e do CSJT.
Na prova objetiva, serão 100 questões, dividas em três blocos:
1) Bloco I (40 questões)
- Direito Individual e Coletivo do Trabalho
- Direito Administrativo
- Direito Penal
2) Bloco II (30 questões)
- Direito Processual do Trabalho
- Direito Constitucional
- Direito Constitucional do Trabalho
- Direito Civil
- Direito da Criança, do Adolescente e do Jovem
3) Bloco III (30 questões)
- Direito Processual Civil
- Direito Internacional e Comunitário
- Direito Previdenciário
- Direito Empresarial
- Direitos Humanos e Direitos Humanos Sociais