Teresópolis: CRAS Barra faz primeira reunião com sua rede socioassistencial

Em funcionamento há seis meses, o CRAS Barra, unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou a primeira reunião com sua Rede Socioassistencial de Proteção Social Básica. Com  representantes do poder público, de instituições, órgãos de segurança pública e lideranças comunitárias, o encontro foi uma espécie de apresentação oficial e aconteceu no salão da Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Barra do Imbuí.

“A proposta de trabalho articulado entre o CRAS e outros serviços assistenciais oferecidos no Município visa integrar ações que promovam o atendimento e a proteção de crianças, adolescentes, jovens, idosos, pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade”, explicou a coordenadora, Cristiane da Rocha Silva, que comandou a reunião acompanhada pelas assistentes sociais Patrícia Carvalho dos Santos e Maria Alice Martins Espíndola. As três fizeram uma apresentação didática dos serviços oferecidos às famílias, o funcionamento do equipamento, as nomenclaturas técnicas, etc.

Segundo Cristiane, a reunião foi desenvolvida por meio de pesquisa e diálogos entre os equipamentos intersetoriais, construindo um trabalho em rede, considerando a necessidade do reconhecimento e mapeamento do território abrangido pelo CRAS e as demandas apresentadas pelos demais setores.

“Essa rede é fundamental para o nosso trabalho, que é intersetorial por natureza. É uma construção! E essa construção é um desafio mesmo. Nada se constrói de cima para baixo”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane de Moraes Leite, que participou da reunião com a subsecretária Michelle Pinho.

Inaugurado pelo Prefeito Vinicius Claussen no dia 30 de novembro de 2023, o CRAS fica localizado no número 110 da Rua Dr. Oliveira, na Barra do Imbuí. Recebe o nome Professora Tânia Regina Peixoto Barone por meio da Lei Municipal 4411/2023, de autoria do Vereador Maurício Lopes, uma homenagem à advogada, professora universitária, ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e militante da causa feminina. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e atende a mais de 20 bairros de sua área de abrangência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *