25 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Teresópolis apresenta metodologia de transformação digital no Parque Tecnológico da UFRJ

Evento organizado pelo Instituto Brasil Digital reuniu boas práticas de tecnologia e inovação

O município de Teresópolis foi representado pelo Secretário de Ciência e Tecnologia, Cleiton Pimentel, no 7º EERS – Enrichment Experience Road Show, realizado pelo EcoSis RJ – Instância Estadual que integra o Sistema Nacional de Ecossistemas do movimento Brasil Digital para Todos, iniciativa do Instituto Brasil Digital. O evento, realizado na Inovateca no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na última terça-feira, 25, debateu diversos temas que se somam às estratégias para a transformação digital no estado do Rio de Janeiro.

Participaram dos debates o Subsecretário de Desburocratização e Governo Digital do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Martins, diversas empresas de tecnologia, universidades, lideranças da organização Brasil Digital para Todos e representantes das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação dos municípios fluminenses.

Painéis de discussão

Os painéis de discussão foram distribuídos em três grupos: Painel 1: Experiências de Sucesso em Inovação e Transformação Digital do RJ reconhecidas no “Prêmio Brasil Digital Ozires Silva – 2024 tendo a apresentação do BNDES, Log-In Logística Integrada, RIOSOFT e Empresa Vibra; Painel 2: Grupos de Trabalhos do Ecossistema de Inovação do Rio de Janeiro (Letramento / capacitação digital); (Experiências / melhores práticas municipais do Estado do RJ); (Transformação digital nas empresas (Guia/Roteiro/Cartilha – em desenvolvimento); e Fomento a transformação digital (demandas e instrumentos de apoio: BNDES, Finep etc.); Painel 3: Conversa com lideranças dos Ecossistemas estaduais do movimento “Brasil Digital para Todos”.

No painel 2, que tratou sobre “Experiências/melhores práticas municipais do Estado do RJ”, o Secretário de Ciência e Tecnologia de Teresópolis, Cleiton Pimentel, que é vice-presidente do Ecossistema de Inovação, apresentou a metodologia de transformação digital implementada em Teresópolis. O instrumento metodológico será difundido para todos os municípios do estado do Rio de Janeiro, consistindo numa pesquisa de mapeamento das práticas adotadas pelas prefeituras para a transformação digital.

A pesquisa estruturada integrará importante instrumento orientador e balizador para a integração de serviços e construção de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação.

“A experiência de Teresópolis é um chamamento para a integração para a transformação digital com foco no cidadão, cujas ações políticas devem se pautar na responsabilidade em garantir recursos orçamentários para os avanços da inclusão digital e desenvolvimento econômico”, frisou Cleiton Pimentel.

Em Teresópolis, o governo Vinicius Claussen tem buscado investir e garantir a modernidade tecnológica em todas as políticas públicas para aumentar a eficiência, agilidade e qualidade dos serviços à população.

“O Programa TerêGovDigital adota princípios e diretrizes para o aumento da eficiência da gestão pública, especialmente por meio da desburocratização, da inovação, da transformação digital e da participação do cidadão. Já alcançamos muitos avanços, como a implantação do sistema eletrônico de processos. O objetivo é garantir a melhor oferta de serviços digitais ao cidadão”, pontuou o Prefeito Vinicius Claussen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *