13 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Sete obras de arte gratuitas espalhadas por capitais brasileiras

Arte pública leva cultura aos centros urbanos e chama atenção de quem passa por pinturas e esculturas ao andar pela cidade

Andar pelas ruas e, em uma esquina qualquer, deparar-se com uma obra de arte totalmente gratuita e à disposição do público em geral. A arte espalhada por espaços públicos é uma forma de aproximar as pessoas da cultura e permitir que a paisagem urbana não seja apenas um amontoado de concreto, mas também ofereça instantes de contemplação.

Boa parte das capitais brasileiras tem espaços assim, com pinturas e esculturas dispostas em praças, parques e fachadas, esperando os olhares mais atentos de quem passa. Esta é uma lista com sete obras de arte em sete capitais brasileiras que são um deleite gratuito para a população.

Parque de Esculturas no Recife-PE

No centro do Recife, em Pernambuco, o Parque de Esculturas Franscisco Brennand tem um conjunto de obras do artista plástico e foi inaugurado para celebrar os 500 anos do descobrimento do Brasil. A obra principal do conjunto é a torre de cristal, escultura inspirada em uma flor que foi descoberta pelo paisagista Burle Marx. Além da torre, há outras obras de Brennand ao alcance do olhar de quem está no Marco Zero. Também é possível fazer a pequena travessia até o Parque todos os dias, das 7h às 17h.

Avenida Brasília Formosa – Brasília Teimosa, Recife-PE

Painel em Curitiba-PR

Além dos muitos espetáculos de música, teatro e dança que se abrigam no Teatro Positivo, um dos maiores do país, há, ainda, outra obra de arte instalada no espaço dedicado às artes. Um painel do artista Sergio Ferro representando conceitos como saber, ética, trabalho e progresso ilustra a parte de trás da fachada. Assim, estudantes e visitantes da Universidade Positivo, cujo campus abriga o Teatro, podem admirar a intervenção.

Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Ecoville, Curitiba-PR

Grafitti em São Paulo-SP

Uma série de artistas urbanos se reúne em um só local de São Paulo. A quantidade de obras de arte espalhadas pelo Beco do Batman, no Jardim das Bandeiras, na capital paulista, é tão grande que o local já virou ponto de peregrinação de turistas. O nome veio do primeiro grafitti feito ali, ainda nos anos de 1980, cuja temática era justamente o super herói dos quadrinhos.

Rua Medeiros de Albuquerque, 82-154 – Jardim das Bandeiras, São Paulo-SP

Arte em bronze no Rio de Janeiro-RJ

Quem passa pelo centro do Rio de Janeiro pode se encantar com o grito congelado do Pequeno Jornaleiro, estátua instalada no encontro da Avenida Rio Branco com as ruas do Ouvidor e Miguel Couto. Inaugurada em 1933, a obra retrata uma cena comum no cotidiano carioca daquela época: crianças que, aos berros, tentavam vender exemplares dos jornais diários. O Pequeno Jornaleiro é assinado por Fritz, um pseudônimo de Anísio Oscar Mota, caricaturista. Além de celebrar a eficiência daquelas crianças, a estátua também chamou a atenção para a problemática do trabalho infantil no Brasil de então, podendo ter inspirado a criação da Fundação Darcy Vargas – Casa do Pequeno Jornaleiro, que existe até hoje.

Rua do Ouvidor, esquina com Avenida Rio Branco e Rua Miguel Couto – Centro, Rio de Janeiro-RJ

Escultura de resistência em Belo Horizonte-MG

Homenagem aos 300 anos de Zumbi, a escultura Zumbi: Liberdade e Resistência lembra Belo Horizonte inteira a importância dessa figura histórica na resistência à escravidão. Um tridente fincado no chão simboliza as raízes da história, cultura e luta negra em todo o Brasil. Mais acima, uma linda ave é o símbolo da liberdade do povo negro no país, de acordo com o autor da obra, Jorge dos Anjos.

Rua Manaus, s/n° Esquina com Avenida Brasil – Santa Efigênia Centro-Sul, Belo Horizonte-MG

Celebração às jangadas em Fortaleza-CE

O trabalho dos jangadeiros é historicamente muito importante em todo o Ceará. Por isso, o artista Sérvulo Esmeraldo decidiu homenagear esses trabalhadores em sua obra “Monumento ao Jangadeiro”, instalada desde 1992 na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza. Com linhas delicadas, a escultura foi, à época, uma maneira de apoiar a luta dos jangadeiros por melhores condições de trabalho.

Avenida Beira-Mar, 4343 – Meireles, Fortaleza-CE

Pintura urbana em Manaus-AM

Peixes coloridos alegremente sobem o rio na obra “Piracema”, de Denilson Baniwa. Localizada no Edifício Cidade de Manaus, na capital do Amazonas, a pintura tem 48 metros de altura e ocupa uma área de 396m². A obra foi parte do Circuito Urbano de Arte (Cura) Amazônia, realizado em 2023, e embeleza o centro de Manaus com sua imponência.

Rua Eduardo Ribeiro, 620 – Centro, Manaus-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *