Serviços Públicos de Barra do Piraí abre frentes de limpeza após chuvas
Agentes da secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Barra do Piraí, desde as primeiras horas após as fortes chuvas de segunda-feira, 13, estão trabalhando nas ruas do município. As frentes de limpeza foram abertas em diferentes bairros e com diversas ações, dentre elas: limpeza de bueiros e desassoreamento de galerias.
A chuva intensa que caiu sobre Barra do Piraí causou transtornos em diversos pontos do município. De acordo com a Secretaria de Defesa Civil, foram 40mm de chuva em uma hora, um volume que não se tinha registro há anos. Os bairros mais atingidos com força das águas foram: Centro, Oficina Velha, Caixa D’água Velha, Química, São João, Chalezinho, Santo Cristo, entre outros.
O secretário de Serviços Públicos, Rodrigo Nascimento, acompanhou as frentes de trabalho que se estenderam por várias localidades. Já nas primeiras horas da manhã de terça, 14, as equipes continuavam os trabalhos por todo município barrense, com serviços de limpezas nas ruas, desassoreamento de curso d’água e do interior galeria que corta toda a Rua dos Pracinhas até a Santa Casa.
“Em princípio, estamos falando das demandas pontuais das chuvas do primeiro distrito. Sabemos que existem outras; algumas mais complexas. Devido a isso, nesse momento, a união entre as secretarias de Serviços Públicos, de Defesa Civil, de Assistência Social e de Saúde é muito importante para sanar este problema”, pondera o secretário, acrescentando que empreiteiras terceirizadas também colaboraram com o serviço.
O prefeito Mario Esteves também pontuou a respeito do ocorrido, e avalia a “combinação nada perfeita” da topografia em Barra do Piraí. “É uma combinação que não gostaríamos de ter: rios e morros por todos os lados. Muitos deles agredidos pela ação da humanidade, que, em alguns casos, invadiu o meio ambiente. Mas, a nossa função é olhar para a frente e tentar solucionar, de pronto, essa situação. Por sorte, não tivemos vítimas fatais e incidentes maiores, como em cidades do estado”, explica.