13 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade entra para o Guinness Book com ação de reciclagem na Sapucaí

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, entra para o Guinnes Book com a maior ação de reciclagem de latas de alumínio do mundo. Em conjunto com a Fecomércio e a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), foram coletadas cerca de 7 toneladas de latinhas na Marquês de Sapucaí, durante os quatro dias de desfiles das escolas de samba. O título pertencia a Praga, com 100 kg de materiais coletados em uma semana.

Para comemorar o feito e encerrar o Carnaval com chave de ouro, a equipe de catadores irá desfilar neste sábado (25/02), no Sambódromo. A concentração será às 19h30, no centro de triagem do projeto.  

– Essa premiada iniciativa de reciclagem de lixo é um exemplo de como podemos contribuir para um Carnaval mais sustentável. Além disso, fortalecemos os profissionais da reciclagem, que puderam incrementar sua renda nesse período – disse o governador Cláudio Castro.

O vice-governador e secretário do Ambiente, Thiago Pampolha, celebrou o resultado e explicou que o objetivo é expandir o projeto por toda a cidade, ao longo de 2023.

– Nosso projeto vai além da Sapucaí, e vamos instalar na Cidade do Samba um polo capaz de realizar a reciclagem durante todo o ano – destacou Thiago Pampolha.

Geração de renda

A iniciativa, além de contribuir com o meio ambiente, gera emprego e renda para os profissionais da cadeia de reciclagem. Foram 108 catadores na operação, que contaram com uma renda média de R$ 700 no período.

Alexandre da Silva Flausino, de 46 anos, é morador do Parque Paulista, em Duque de Caxias. O pintor profissional teve contato com a reciclagem e, desde então, ensina para outras pessoas o que aprendeu.
 
– Coletamos em todos os lugares da Marquês de Sapucaí. O que eu vejo é que algumas pessoas, conscientemente, já colocam as latinhas em um saco plástico. Outras, a gente precisa explicar a importância que a reciclagem tem para o meio ambiente, e eles entendem e contribuem – explicou o reciclador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *