Secretaria de Saúde de Itaperuna disponibiliza o Palivizumabe na UAP

Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde passou a disponibilizar na Unidade Pediátrica Mariza Mozer (UAP), o Palivizumabe.

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é responsável por grande número de casos de bronquiolite viral aguda, chegando à marca de 64% dessas infecções no Brasil. Além disso, alguns estudos apontam que até os 2 anos, mais de 80% das crianças já sofreram infecção por parte deste vírus.

Apesar de apresentar uma taxa de mortalidade baixa, as hospitalizações decorrentes das infecções por VSR são ocorrências comuns. Uma das estratégias para prevenção da infecção pelo VSR é a imunização passiva com o anticorpo monoclonal humanizado Palivizumabe.

Nos casos indicados, o Palivizumabe poderá ser administrado em até cinco doses, a cada 30 dias, no período de sazonalidade (maior circulação do VSR). Da primeira quinzena de março a primeira quinzena de agosto de cada ano, o medicamento é disponibilizado para recém-nascidos e lactentes, que tenham indicação médica e que façam parte dos grupos definidos na Nota Técnica Informativa n° 01/2023 – SUPAFIE/SUBAS/SES RJ.

O público alvo de que trata esta Nota Técnica são as crianças, em acompanhamento na rede pública ou conveniada ao SUS, em nível ambulatorial ou hospitalar, ou ainda, crianças em nível ambulatorial acompanhadas na rede privada que apresentam pelo menos um dos critérios de inclusão estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

CRITÉRIOS DE INCLUSÃO

Em atendimento à Portaria Conjunta n° 23 SAS/SCTIE/MS, de 03 de outubro de 2018, são consideradas, para efeito de inclusão neste protocolo, as crianças com maior risco de complicações em caso de infecção do trato respiratório pelo VSR, sendo elas:

– Crianças prematuras nascidas com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas (até 28 semanas e 6 dias), com idade inferior a 1 ano (até 11meses e 29 dias);

– Crianças com idade inferior a 2 anos (até 1 ano 11 meses e 29 dias), com doença pulmonar crônica da prematuridade (displasia broncopulmonar);

– Crianças com idade inferior a 2 anos (até 1 ano 11 meses e 29 dias), com doença cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica demonstrada.

Para mais informações sobre o assunto é possível buscar na Internet o assunto “Nota Técnica Informativa n° 01/2023 – SUPAFIE/SUBAS/SES RJ – Programa de profilaxia contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) – 2023”.

A UAP está situada na Rua 10 de Maio, número 647, região central do município (em frente ao Centro Clínico). Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *