23 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Saúde promove ação de prevenção às LERDORT

Com objetivo de promover uma reflexão entre empregadores e funcionário para a adoção de políticas de prevenção e combate às Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, o Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Saúde de Macaé, realizou nesta terça-feira (28), Dia Mundial de Combate à LER/DORT, um ação de orientação nos pontos comerciais, do bairro Sol y Mar.

A coordenadora do programa, Lys Oliveira Vieira, lembra que iniciativas de prevenção das doenças ocupacionais são fundamentais para um ambiente laboral saudável. “As ações preventivas podem ser construídas através da organização do trabalho, incluindo mudanças nos equipamentos e mobiliários e acerto de postura incorreta”, disse.

Para o cabeleireiro, Ney Rosemberg, que recebeu a equipe do programa no seu salão, este trabalho de orientação é importante. “Tive problemas no ombro e punho, por conta do meu trabalho. Logo procurei um médico, fiz todo o tratamento e hoje pratico atividade física para o fortalecimento dos músculos e articulações. Desde então, não sinto mais dor”, disse.

Quem também aprovou a ação foi a proprietária de um pet shop, Daltinea Pires Soares. “O nosso trabalho exige muito esforço e estas informações são fundamentais para evitar as lesões”, pontuou.

A enfermeira do trabalho, Kelly Queiroz, frisou durante as visitas que algumas atitudes são importantes para evitar o aparecimento da LER/DORT, como manter sempre uma postura apropriada durante o horário de trabalho, pausas durante o trabalho e buscar um estilo de vida adequado, com uma boa qualidade de sono, boa alimentação, condicionamento físico e manutenção da saúde em geral.

O Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador funciona na Rua Darcílio Possati, 134, no bairro Visconde de Araújo. Em caso de dúvida, o trabalhador pode entrar em contato através do WhatsApp: (22) 2759-3099.

Você sabe o que é LER/DORT?

São Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, ou seja, são agravos que afetam, principalmente, os membros superiores (dedos, mãos, punhos, antebraços, braços, ombro) devido às exigências das tarefas, ambiente físico e organização do trabalho. Esse distúrbio provoca dor e inflamação, podendo alterar a capacidade funcional da região comprometida.

Prevenção

As ações preventivas podem ser construídas através da organização do trabalho, incluindo mudanças nos equipamentos e mobiliários e acerto de postura incorreta. Além disso, o repouso articular é necessário.

Existem profissionais expostos a maior risco: pessoas que trabalham com computadores, operadores de britadeiras, trabalhadores braçais da agricultura e construção civil, cabeleireiros, manicures, músicos, esportistas, pessoas que fazem trabalhos manuais.

Atitudes que devem ser tomadas: diminuir o ritmo excessivo, manter a postura ereta, realizar pequenas pausas e fazer alongamentos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *