21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

São Pedro da Aldeia terá roda de dança cigana neste sábado (06) 

Evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura 

A Praia do Balneário, em São Pedro da Aldeia, será o cenário para a terceira edição da roda de dança cigana do grupo “Ciganeando Por Aí” neste sábado (06/05). O evento tem como objetivo fomentar a cultura cigana e desmistificar estereótipos acerca das práticas e tradições do povo cigano. A programação terá início às 16h, e será realizada na Rua Porto Feliz, n⁰ 2, no bairro Balneário São Pedro. O evento tem apoio cultural da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. 

O secretário de Cultura, Thiago Marques, acredita que o evento será uma oportunidade para celebrar a dança e promover uma compreensão mais precisa sobre a cultura cigana. “As tradições do povo cigano fazem parte da nossa diversidade cultural e compreender sua história, valores e crenças é muito importante. Assim como outros segmentos culturais presentes no nosso município, as práticas tradicionais dos ciganos precisam ser preservadas e celebradas”, disse. 

 “Já faz quatro anos que bailamos pelas ruas de São Pedro, promovendo nossas ‘ruedas gitanas’. A nossa expectativa é de que todos saiam de lá renovados, felizes e com um pouco mais de conhecimento sobre a cultura e a dança cigana. Nossa proposta maior é levar alegria e falar também sobre os benefícios ao corpo e à mente que a dança cigana proporciona”, destacou Marise Santiago, uma das fundadoras do grupo organizador. 

Fundado no Rio de Janeiro, o grupo “Ciganeando Por Aí” surgiu com a proposta de levar a dança cigana de raiz a lugares diversos, dentro e fora do estado. Além de São Pedro da Aldeia, o grupo já se apresentou em cidades como São Paulo-SP, Belo Horizonte-MG e Brasília-DF, sendo destaque em festivais, feiras culturais, exposições, praias e praças públicas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *