São João de Meriti: Retrospectiva 2023

O ano está chegando ao fim. Foram 365 dias de muito trabalho e realizações por toda São João de Meriti. A prefeitura fez diversas entregas à população entre reformas, reinaugurações, inaugurações e serviços. Só os investimentos do Governo do Estado em obras e em infraestrutura na cidade totalizaram 700 milhões de reais. Assim, com credibilidade e união de forças, o governo municipal atraiu grandes empresas, multinacionais de logística e de tecnologia, gerou empregos e continua trabalhando para melhorar a qualidade de vida do povo de Meriti. A seguir, alguns dos principais feitos de 2023:

O ano começou com a inauguração do Centro Cultural Meritiense e a reinauguração da Escola Municipal Professor Jansem Pereira de Melo, que foi um dos três colégios municipalizados para aumentar o número de vagas. Logo após, foi entregue a maior escola municipal da rede, o Complexo Educacional da Vila São João, com capacidade para atender 1.500 alunos. A obra dessa unidade estava parada há anos, até a prefeitura resolver o imbróglio jurídico e concluir todo o processo.

Tornaram-se realidade, ainda, a Unidade Básica de Saúde Maria da Glória Costa e o Centro de Convivência da Melhor Idade. Os equipamentos do Ambulatório de Oftalmologia do Centro de Saúde Anibal Viriato foram adquiridos e a Unidade de Saúde da Família Almir Gonçalves foi ampliada e construída em um novo endereço para que o alcance do atendimento seja maior.

A inclusão e a promoção social para deficientes e pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social foram debatidas com frequência. Entre as várias iniciativas deste ano, Meriti foi palco do I Congresso Inclusivo para Deficientes Visuais e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua foi reinaugurado.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL NO ESPORTE: jovens atletas meritienses foram bicampeões olímpicos, medalha de prata, no Mundial das Olimpíadas Especiais na Alemanha. Os medalhistas fazem parte do projeto Esporte Inclusão, na Vila Olímpica, que tem o intuito de promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência (PCD).

Vários pontos da cidade receberam obras de melhorias e de infraestrutura, como a inauguração do Terminal Rodoviário de Éden e da ponte que liga Meriti a Mesquita. Em outra frente, o bairro Grande Rio passa por uma reestruturação completa que vai acabar com o problema dos alagamentos que há quatro décadas atormentam os moradores da região. Só nesta obra estão sendo investidos cerca de 70 milhões de reais em parceria com o Estado. Em dezembro foi inaugurada a conclusão da primeira etapa dessa grande reforma.

Um importante passo para a Administração Pública foi a realização do concurso para as Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social. Cerca de 1.500 aprovados já foram convocados.

O que esperar de 2024?

Após 21 anos de espera, está em andamento o concurso público para a Secretaria Municipal de Saúde, com 440 vagas efetivas e imediatas. O certame visa montar um quadro técnico e disposto a atender às demandas da população.

Há importantes inaugurações previstas: a Casa de Passagem, a UPA infantil de Éden, o Posto de Saúde do Gato Preto, o Centro Especializado em Reabilitação, o Centro Integrado de Pesquisa, Tecnologia e Inovação, além dos aguardados Hospital Municipal de São João de Meriti (com Oncologia e Hemodinâmica) e a Maternidade Municipal de São João de Meriti. Na área da mobilidade urbana, vão começar as obras de duplicação do viaduto na altura do Lugano, em Vilar dos Teles. É mais uma parceria importante com o Estado que vai mudar, para muito melhor, o tráfego em um dos principais acessos à cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *