SandBox InovaTerê: Prefeitura e empresa voltada para prever situações de emergência em Defesa Civil apresentam ferramenta para servidores

 

A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e a Cittua, empresa que usa ciência de dados e inteligência artificial para prever situações de emergências para a política de Defesa Civil, apresentaram, na última terça-feira, 30/04, no Teatro Municipal, o aplicativo para os servidores de diversas secretarias municipais.

O projeto é uma das seis soluções aprovadas, por meio do edital ‘SandBox InovaTerê, em fase de testes em Teresópolis, e que já está alcançando resultados importantes, como a previsão precisa sobre os pontos onde fortes chuvas que caíram na cidade no último dia 22 de março, contribuindo para que a gestão municipal pudesse atuar, de forma assertiva. Com a previsão, o município conseguiu atuar tanto no alerta à população quanto na instalação do Gabinete de Crise e atendimento aos moradores.

“O SandBox InovaTerê tem proporcionado ao município a análise específica de testes de produtos e serviços inovadores para a resolução dos problemas sociais para que possamos focar na eficácia dos serviços públicos. E agora estamos promovendo treinamento sobre a ferramenta para os servidores de várias secretarias”, ressaltou o secretário de Ciência e Tecnologia, Cleiton Pimentel.

SandBox InovaTerê

 

O Prefeito Vinicius Claussen e os representantes das empresas homologadas para o projeto SandBox InovaTerê assinaram, no final de janeiro, o Termo de Autorização para implementação das soluções aprovadas. As seis soluções selecionadas e o período para testar os produtos/serviços vai até 30 de novembro deste ano, quando será feita avaliação sobre a relevância e a contribuição dos projetos para a sociedade.

A partir daí, o município poderá contratar a solução que apresentar resultados efetivos e práticos, de acordo com o Marco Regulatório das Startups, que viabiliza a implementação do SandBox nos municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *