Sábado com Dia D de vacinação contra a gripe em Angra

Angra dos Reis realizará no sábado, dia 13, o Dia D de vacinação contra a gripe. A ação é promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e tem como objetivo imunizar os grupos prioritários, incluindo idosos com mais de 60 anos. A vacinação ocorrerá das 8h às 17h em 34 unidades de saúde do município.

A Secretaria de Saúde pretende vacinar um total de 71.540 pessoas este ano em Angra dos Reis. Atualmente, estão sendo imunizadas apenas as pessoas dos grupos prioritários, mas a campanha será ampliada assim que novas doses forem disponibilizadas. A vacina contra a gripe é atualizada anualmente para que seja efetiva na proteção contra os três tipos de vírus da gripe.

A secretária Executiva de Atenção Primária, Mariana Barbosa, destaca a importância da vacinação anual contra a gripe, principalmente para os idosos e outras pessoas vulneráveis.

– Além de prevenir sintomas graves e até mesmo mortes, a vacinação em massa também ajuda a evitar a propagação do vírus, protegendo assim toda a comunidade – ressalta.

Além dos idosos, fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra a gripe: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, adolescentes em medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas com comorbidades, professores, trabalhadores das forças armadas, pessoas em situação de rua, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, e trabalhadores portuários.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade e o número do cartão do SUS. Profissionais que pertencem às categorias prioritárias devem comprovar sua prestação de serviço. Já os portadores de comorbidades devem apresentar um documento que comprove sua condição.

 

UNIDADES DE SAÚDE QUE PARTICIPARÃO DO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE:

ESF Sapinhatuba I
ESF Sapinhatuba II
ESF Sapinhatuba III
ESF Marinas
ESF Praia do Anil
ESF Balneário
ESF Peres/Glória
ESF Morro da Cruz
Clínica de Saúde da Família do Centro
ESF Bonfim
ESF Banqueta
ESF Vale da Banqueta
ESF Encruzo
ESF Campo Belo
ESF Areal
ESF Japuíba
ESF Belém
ESF Gamboa
ESF Nova Angra I
ESF Nova Angra II
ESF Serra d’Água
ESF Camorim Pequeno
ESF Camorim
ESF Monsuaba
ESF Petrobras
ESF Portogalo
ESF Cantagalo
ESF Caputera
ESF Clínica de Saúde da Família de Jacuecanga
ESF Clínica de Saúde da Família do Frade
ESF Constância
ESF Clínica de Saúde da Família do Parque Mambucaba
ESF Abraão
ESF Provetá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *