13 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Rio+Saneamento investe em obra de substituição de rede no Jardim Mariléa, em Rio das Ostras

A Rio+Saneamento continua investindo no avanço do abastecimento de água de Rio das Ostras. Em junho, a concessionária deu início às obras de substituição da adutora na Avenida Jane Maria, no Jardim Mariléa. Após os investimentos no macrossistema de abastecimento, como a nova adutora do Contorno e as ampliações da Captação Ponte do Baião e da Estação de Tratamento de Água (ETA Rio Dourado), as equipes da Rio+ começaram as ações nos bairros da cidade, principalmente onde a água não chegava.

A obra de 3 km de adutora é fundamental para o avanço do sistema de distribuição de água nos bairros como um todo. A adutora antiga da Jane Maria apresentava vazamentos sempre que ocorria alterações na distribuição, dificultando o abastecimento no próprio bairro Mariléa, e em bairros vizinhos como Âncora e Village. A partir de agora, com a substituição de toda a adutora, a força da água nessas regiões será maior, beneficiando todos os bairros ao norte da ponte estaiada, principalmente o Loteamento Praia Âncora, o maior e mais populoso de todos.

De acordo com o superintendente regional de operações da Rio+Saneamento, Christian Portugal, a concessionária está em uma nova fase de investimentos no sistema de abastecimento de água de Rio das Ostras, que é a adequação da infraestrutura de distribuição. Para somar forças neste trabalho, a empresa também conta com o projeto Água de Valor, voltado para o combate às perdas no sistema, que teve início em outubro do ano passado. Com a realização de um diagnóstico da região, foi constatado que quase metade da água distribuída para a população é perdida por vazamentos e fraudes.

“O combate às perdas de água é um trabalho fundamental nesse processo de adequação do sistema de abastecimento. Fizemos a instalação de macromedidores e sensores de pressão que fazem o monitoramento de todo o sistema na cidade. Desde quando foi implantado, foram executados mais de 16 mil serviços. Como principais resultados, tivemos o crescimento de 26% de ligações no bairro Atlântico e 216% no Village. Tudo isso é parte de um trabalho contínuo e que estamos avançando para garantir água tratada e com máxima regularidade para todos”, destacou Christian.

Próximos passos

Para início ainda este ano, entre os investimentos da concessionária está a realização de mais de 12 km de extensão de rede de água em Rio das Ostras, beneficiando os bairros Cidade Beira Mar, Vila Real, Jardim Mariléa, Atlântica, Enseada das Gaivotas, Âncora e Nova Cidade.

Em dados gerais, o Brasil perde mais de 40% da água que é disponibilizada e o Programa Água de Valor tem o intuito de combater e reduzir as perdas, para que a oferta de água seja mais abundante para toda a população. No entanto, também é necessária a colaboração dos clientes, fazendo uso consciente de água, evitando os desperdícios e denunciando as irregularidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *