Rio das Ostras reforça efetivo de guarda-vidas atuando nas praias
Município também deu início a processo de compra de bote salva-vidas para auxiliar no trabalho em emergências
Com as altas temperaturas e o período de férias escolares, muitas pessoas aproveitam para descansar e aproveitar o verão nas praias de Rio das Ostras. E para dar mais segurança aos banhistas, o Município contratou 16 guarda-vidas, que já estão atuando em pontos estratégicos nas orlas, como Mar do Norte, Praia do Bosque, Praia da Tartaruga e Lagoa do Iriry.
Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 45% dos afogamentos ocorrem no verão, entre os meses de dezembro e março. Os dados também apontam que 16 pessoas morrem afogadas, por dia, no Brasil.O Secretário de Segurança Pública do Município, Evandro Carvalho, falou sobre o empenho do Município em ampliar a segurança nas orlas. “Além dos novos guarda-vidas, já está em licitação a compra de um bote salva-vidas, que vai auxiliar o trabalho de resgate em casos de emergência”, informou o secretário.
Na alta temporada, os contratados atuam no apoio aos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar; um efetivo de 30 militares, distribuídos em seis postos de salvamento e nas embarcações.
Durante o período, o comando da corporação abre vagas extras para reforçar ainda mais a segurança da população. Também são disponibilizados uma motoaquática, dois quadriciclos e uma viatura (auto rápido).
CUIDADOS – As autoridades orientam sobre cuidados que os banhistas devem tomar no mar, rios e lagos, principalmente para proteção das crianças: esses locais não devem ser subestimados, é necessário sempre verificar a profundidade antes de entrar na água, além de considerar fatores como correntezas e ondas fortes.
AFOGAMENTO- Se você estiver diante de um afogamento e souber nadar, tiver habilidade e conhecimento das técnicas de salvamento, retire a pessoa da água. Caso contrário, não se arrisque. De qualquer maneira, acione o corpo de bombeiros por meio do telefone 193.