Resende: Programa Saúde do Trabalhador e Cerest ficam em 2º lugar na 4ª Mostra Estadual de Práticas em Saúde

O Programa Saúde do Trabalhador, com apoio do Cerest Médio Paraíba II, ambos da Superintendência de Vigilância em Saúde, realizaram uma experiência em saúde, no último dia 25, com foco na Saúde dos Trabalhadores Rurais de Resende intitulada como “Práticas de Atenção à Saúde do Trabalhador Rural”, na 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde do CosemsRJ/IdeaSUS-Fiocruz, na sede da Fundação Oswaldo Cruz. A experiência em saúde de Resende foi selecionada entre as 106 inscritas em todo o Estado do Rio de Janeiro, e Resende foi premiada em segundo lugar.

 

Este prêmio trouxe o reconhecimento estadual do trabalho realizado pelas equipes da Saúde do Trabalhador de Resende. Além disso, a experiência apresentada pelas equipes receberá uma curadoria, com apoio técnico de especialistas da Fiocruz, por um período de um ano. Assim, Resende terá um acompanhamento com mais qualidade na Saúde do Trabalhador.

 

A experiência também será apresentada na 19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, durante o XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, no período de 30 de junho a 3 de julho de 2024, em Porto Alegre.

 

A ação realizada pelas equipes de Saúde do Trabalhador em parceria com outros setores da Prefeitura de Resende acontece na área rural desde o ano de 2022.

 

-Mais uma importante conquista para Resende e principalmente para a saúde do Trabalhador Rural. Este reconhecimento para o todo o Estado do Rio de Janeiro só foi possível graças ao trabalho, dedicação e comprometimento das equipes do PST (Programa Saúde do Trabalhador) e do CEREST Médio Paraíba II (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) – disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

 

Resende recebe prêmio Melhor Experiência no Eixo da Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador

Vale destacar que no final de 2023, Resende ganhou outro prêmio, o de Melhor Experiência no Eixo da Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador, na 11ª edição do RENASTÃO (Encontro da Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador).

 

Cerca de 200 trabalhos desenvolvidos em todas as regiões do Brasil foram inscritos e apenas seis receberam a premiação do Ministério da Saúde. A premiação selecionou 20 trabalhos a nível nacional, em eixos diferentes. Resende teve destaque no eixo temático Vigilância Epidemiológica Saúde do Trabalhador, pelo trabalho: “Avaliação da Situação de Saúde de Trabalhadores Rurais segundo análise de profissionais de saúde dos territórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *