21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

“Qualifica Doença Falciforme” é realizado em Meriti

Ontem, 15/3, a Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial e de Educação, realizou a capacitação Qualifica Doença Falciforme, no auditório do Meriti-Previ, no Jardim Meriti.

Profissionais da Estratégia de Saúde da Família, administradores dos postos, agentes comunitários de Saúde, superintendentes e diretores de Saúde  participaram da reunião sobre essa doença que é comum entre a população afrodescendente. O evento marcou, também, o retorno das atividades do ambulatório que acompanha os casos no município. O objetivo do encontro foi qualificar os servidores, pois esse problema ainda é pouco conhecido entre planejadores e profissionais do setor. Muitas vezes, a doença falciforme tem diagnóstico tardio, tratamento inadequado e pode causar exclusão social e índice de mortalidade alto.

“Esse evento é de grande importância aqui no município. Hoje, estamos retomando o funcionamento do nosso ambulatório, o que pode ser considerado um fato histórico. Nossa subsecretária Dra Malu foi quem implantou toda essa estrutura aqui no município quando o Dr. João era secretário de saúde, na década de 90. Não posso deixar de agradecer ao prefeito e ao deputado estadual Valdecy da Saúde por todo apoio”, afirmou a secretária de Saúde Marcia Lucas.

Também presente ao evento, o prefeito Dr. João destacou o retorno das atividades do ambulatório: “Quero parabenizar a todos vocês pelo empenho e dedicação para o retorno do tratamento e do diagnóstico da anemia falciforme dentro da nossa cidade. Peço a vocês que se dediquem a essa causa com muito orgulho e dedicação, colocando, não a razão, mas sim, o coração em prática. São pacientes que precisam do nosso carinho e afeto.”

Além do prefeito e da secretária de Saúde, participaram também da mesa de abertura a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial Almerinda de Carvalho; o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência de São João de Meriti, Dr. Hélio Ferreira Orrico; a professora associada à UERJ, Edicléa Mascarenhas Fernandes; o subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial Marcelo Rosa e o presidente do Conselho Municipal de Saúde Alfredo Marangoni.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *