Projeto de Itatiaia voltado aos fibromiálgicos é selecionado para Mostra Estadual de Saúde

A “Importância da Equipe Multidisciplinar no Tratamento e Cotidiano das Pacientes com fibromialgia de Itatiaia”, projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Itatiaia, por meio do Centro Municipal de Fisioterapia e Reabilitação, foi selecionado para ser apresentado na 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde do Rio de Janeiro, que acontece no dia 25, das 8h30 às 16h, na Fiocruz – RJ.

De acordo com Paula Motta, fisioterapeuta coordenadora da iniciativa e idealizadora do projeto, o evento será realizado pelo Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro) e o Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente (IdeiaSUS – Fiocuz).

Ela conta que a ação foi apresentada durante a 1ª Roda de Práticas em Saúde da Região Médio Paraíba, em março, em Volta Redonda, no Campus Aterrado da Universidade Federal Fluminense, quando foi selecionado para a 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde do Rio de Janeiro.

– Esses eventos viabilizam a troca de experiências desenvolvidas pelas cidades no Sistema Único de Saúde. Vale lembrar que o próximo dia 12 de maio é o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia. Ter esse projeto selecionado, principalmente neste momento, propicia maior visibilidade ainda ao tema e deve estimular a disseminação de informações sobre o assunto – frisa.

 

Encontro

Paula Motta lembra que o Centro Municipal de Fisioterapia e Reabilitação realiza, semanalmente, um encontro de pacientes com fibromialgia com diversos profissionais de saúde, que recebem informações sobre a doença crônica, caracterizada por uma alteração do Sistema Nervoso Central, onde o cérebro, encéfalo e demais estruturas passam a perceber todo o tipo de estímulo do corpo na forma de dor. Nesta sexta (19/04) houve palestra com a psicóloga Viviane Almeida, da equipe e-Multi, o antigo Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Paula Motta informa que a Secretaria de Saúde está orientando os moradores que têm fibromialgia a procurarem o Centro Municipal de Fisioterapia e Reabilitação. O objetivo é implantar um cadastro de pacientes fibromiálgicos, que podem ter acesso a uma série de ações voltadas para o grupo, como, por exemplo, sessões de acupuntura, auriculoterapia e Pilates.

Para o cadastramento os pacientes devem informar nome completo, data de nascimento, apresentar documento de identificação com foto, CPF, cartão do SUS e laudo médico. O objetivo é implantar no município a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia, destinada a identificar diagnosticados com a doença, de modo a facilitar, enquanto titular de direitos especiais, aqueles que devem ter atendimento preferencial em órgãos da administração pública direta e indireta, bem como nas instituições de caráter privado.

O Centro Municipal de Fisioterapia e Reabilitação funciona na Avenida dos Expedicionários, nº 194, no Centro. O telefone da unidade é (24) 3352-1438. Os moradores de Penedo podem procurar o Centro de Reabilitação e Fisioterapia do bairro, que funciona na Rua das Laranjeiras, n° 310, telefone (24) 3351-1944.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *