Projeto de internacionalização da cultura fluminense terá segunda edição neste ano

Depois do sucesso da primeira edição do edital de internacionalização da cultura fluminense, realizado em Madri – Espanha, em 2023, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro vai cruzar o continente para desembarcar, desta vez, na Colômbia. A riqueza artística do estado irá passar por seis cidades do país vizinho, promovendo um intercâmbio que celebra a diversidade, com apresentações de teatro, dança, música, artes visuais e urbanas e ações formativas. A chamada pública “Ano Rio-Colômbia”, publicada em Diário Oficial nesta quarta-feira (15/5), fica aberta das 9h do dia 16 até às 18h do dia 31 deste mês e vai premiar 21 projetos, com investimento total de R$ 3,45 milhões.

 

“Se em 2023, a cultura fluminense tomou conta das ruas, praças e instituições de Madri, com uma expedição que levou 110 artistas e garantiu 30 ativações em um mês, desta vez, a missão internacional será ainda maior. O festival planeja contar com mais de 400 produtores culturais e 70 ações espalhadas pelas cidades colombianas. O objetivo é promover um grande encontro destinado à troca de experiências, através de um diálogo que transcende fronteiras e abre portas para os artistas e instituições que produzem cultura”, explica a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

 

Todas as propostas deverão ser executadas e apresentadas obrigatoriamente na Colômbia, nas cidades de Medellín, Cali, Bogotá, Santa Fé de Antioquia, San Juan Del Pasto e Mocoa, dentro do calendário da programação do edital. A chamada pública é voltada apenas para pessoa jurídica, com natureza e finalidade culturais.

 

Calendário e links úteis

Recebimento de inscrições: 9h do dia 16/5 até às 18h do dia 31/5
Plataforma de inscrição: http://cultura.rj.gov.br/desenvolve-cultura/inscricao/
Email para dúvidas: [email protected]
Acesse o edital em: http://cultura.rj.gov.br/wp-content/uploads/2024/05/Edital-RIO-COLÔMBIA.pdf

 

Conheça as categorias

Categoria A: Festival Música del Pacífico Petronio Álvares

Três propostas contempladas, no valor de 100 mil reais cada, prevendo a realização de apresentações musicais, por grupos de artistas brasileiros residentes no Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Cali. O repertório musical deve ser unicamente de natureza afro-brasileira ou de povos originários.

Os artistas deverão possuir comprovada experiência em atividades ligadas à música por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro, e precisarão realizar duas apresentações.

 

Categoria B: Festival Internacional de Teatro de Bogotá

Linha B.1: Cinco propostas contempladas, no valor de 100 mil reais cada, prevendo apresentações teatrais de artistas brasileiros, e com textos de autores brasileiros, residentes no Estado do Rio de Janeiro, a serem realizadas na cidade de Bogotá.

Os proponentes deverão possuir comprovada experiência em atividades ligadas ao teatro por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro, e deverão prever duas apresentações, sendo em uma sala de espetáculos ou nas ruas de Bogotá.

Linha B.2: Uma proposta contemplada, no valor de 250 mil reais, prevendo a realização de um show musical, como abertura do festival, por artistas brasileiros e com texto de autores brasileiros, residentes no Estado do Rio de Janeiro, a ser executado em Bogotá.
Os proponentes deverão possuir comprovada experiência em atividades ligadas à música por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro, além de comprovação de pelo menos duas atividades ligadas à música realizadas no exterior.

 

Categoria C: Confama, Medellín – Artes de La Calle, Santa Fé de Antioquia

Cinco propostas contempladas, no valor de 110 mil reais cada, prevendo realizações artísticas nas linguagens de dança, teatro, música e circo, por grupos de artistas e autores brasileiros, residentes no Estado do Rio de Janeiro, a serem executadas nas cidades de Medellín e Santa Fé de Antioquia.

Os artistas deverão possuir comprovada experiência em atividades ligadas à linguagem escolhida por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro, e precisarão realizar duas apresentações, sendo uma em cada festival.
Vagas: teatro para infância e juventude (1), teatro para adultos(1), show de música (1), circo (1) e dança (1).

 

Categoria D: Arte Urbana – Museu Aberto de Bogotá

Cinco propostas contempladas, no valor de 70 mil reais cada, prevendo a colaboração entre artistas brasileiros e colombianos para a criação de murais de pintura e grafite nas ruas da cidade de Bogotá.

Os artistas deverão possuir comprovada experiência em atividades ligadas às artes visuais por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro. A proposta deverá prever a ampla colaboração do selecionado para a criação de dois murais urbanos, sendo um na cidade de Bogotá, em setembro, e o outro, na cidade do Rio de Janeiro, em outubro, com tamanho mínimo de 100m².

 

Categoria E: Encontros Culturais

Uma proposta contemplada, no valor de 300 mil reais, prevendo a realização de encontros entre fazedores de cultura do Estado do Rio de Janeiro e Colômbia nas seguintes modalidades: seminário sobre patrimônio imaterial, rodada de negócios e carnavais na América Latina.

O proponente deverá possuir comprovada experiência em atividades ligadas à produção de eventos por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro, além de experiência internacional comprovada.

 

Categoria F: Internacionalização Artística e Cultural

Uma proposta contemplada, no valor de 1,2 milhão de reais, prevendo a realização de um conjunto de ações específicas de apoio, capacitação, produção, registro e divulgação da programação e dos participantes de todos os festivais e eventos oficiais.

Os proponentes deverão possuir comprovada experiência em atividades ligadas à produção cultural por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro, além de experiência internacional comprovada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *