19 de maio de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

‘Proibido ser criança’: Embaixada do Brasil em Dublin constrange pais ao pedir ‘controle’ de filhos

Cartazes com o “X” de “proibido” sobre imagens de crianças felizes, brincando. Uma placa com os dizeres: “se a sua criança não sabe se comportar em ambientes de trabalho coletivo por favor leve-a para correr e gritar do lado de fora”. E trocador localizado apenas no banheiro feminino, impedindo os pais de cuidarem de seus bebês. O tratamento da área de serviços consulares na Embaixada brasileira de Dublin indignou a comunidade de pais brasileiros na Irlanda.

— Estou chocada. Como se desse para amarrar a criança quando faz birra ou cobrir a boca quando grita. Quem colocou esses avisos não tem filho — desabafa Liliana Catalão, que mora na capital, Dublin, há dois anos.

Dentro da comunidade brasileira na Irlanda, estimada em cerca de 70 mil pessoas, o entendimento é que as crianças não são bem-vindas na Embaixada do Brasil em Dublin. Lá, segundo o sentimento causado por estes avisos, crianças não podem ser crianças. As famílias brasileiras que moram no país e vão à embaixada, em busca de serviços consulares, encontram avisos de que crianças não podem gritar e correr no local.

O assunto foi tema de calorosos debates em grupos de redes sociais de brasileiros em Dublin. A reação dos pais é de indignação:

— Ainda mais quem tem filho autista, que é imprevisível o comportamento em público — afirma Larissa Diniz, outra mãe brasileira que vive na capital irlandesa.

Famílias também relatam que só tem trocador de fraldas no banheiro feminino onde os pais homens não podem entrar.

— Ridículo. Como sempre acham que só a mãe tem que trocar o filho — acrescenta Larissa.

A Embaixada do Brasil na Irlanda fica no edifício Harcourt Centre, na rua Charlotte Way de Dublin e presta serviços consulares como registros de nascimento, casamento e óbito, emissão de passaportes, autenticação de documentos e segunda via de certidões.

O Embaixador do Brasil na Irlanda é Marcel Fortuna Biato, nomeado em 2020 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para o cargo. No Twitter, a conta da Embaixada ainda estampa o slogan “Embassy of Brazil” com “z”. Na última terça-feira, dia 14, a Embratur, agora presidida por Marcelo Freixo (PT/RJ), relançou a marca Brasil, com “s”, criada no primeiro governo Lula e abandonada pelo governo Bolsonaro, que a trocou pela marca “Brazil: visit and love us”.

Em nota, o Itamaraty afirma que o cartaz aludido representou a iniciativa pessoal e infeliz de uma funcionária da Embaixada do Brasil em Dublin — não identificada pelo governo — e não reflete, em absoluto, orientações das chefias do Itamaraty e daquela repartição diplomática. A nota não indica se a pessoa responsável pelos cartazes foi advertida.

“Tão logo tomou conhecimento da situação, o Embaixador do Brasil em Dublin determinou a imediata retirada do cartaz e entrou em contato com mães de crianças brasileiras residentes localmente, com o intuito de apresentar desculpas e informar sobre a abertura de procedimento interno sobre o ocorrido.”

Segundo o Itamaraty, “é prioridade absoluta do Ministério das Relações Exteriores assegurar que todos os cidadãos brasileiros no exterior, sem qualquer distinção, sintam-se acolhidos e sejam atendidos com zelo e dedicação em quaisquer dos postos que integram a rede consular brasileira”.

Pais brasileiros em Dublin confirmaram que, depois que a reportagem estava sendo elaborada, o próprio embaixador em Dublin ligou para algumas pessoas para se desculpar dos avisos. (Colaborou Eliane Oliveira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *