Programa Acredita no Primeiro Passo é lançado em Japeri e promete transformar vidas com qualificação, renda e empreendedorismo
Iniciativa do Governo Federal chega ao município com vagas em cursos profissionalizantes, acesso ao crédito e integração entre Prefeitura, UFRRJ e Caixa Econômica Federal
Um dia que já entra para a história de Japeri. Assim foi o lançamento do Programa Acredita no Primeiro Passo, realizado nesta quinta-feira (25), em Engenheiro Pedreira, em uma cerimônia marcada por expectativa, anúncios de oportunidades e a consolidação de uma grande rede de parceria entre o poder público municipal, o Governo Federal, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Caixa Econômica Federal.
O programa chega ao município como uma política de inclusão produtiva voltada às famílias inscritas no Cadastro Único, com o objetivo de ampliar o acesso à qualificação profissional, incentivar o empreendedorismo e facilitar o acesso ao crédito orientado. Em Japeri, a iniciativa já começa com 240 vagas em cursos profissionalizantes, nas áreas de cuidador de idosos, gestão de redes sociais, conserto de celular e gestão administrativa.
Mais do que números, o lançamento simboliza uma aposta direta na transformação social por meio do trabalho e da autonomia financeira, especialmente em um município que busca ampliar oportunidades para sua população jovem e feminina.
O evento contou com a presença de um amplo conjunto de autoridades federais, municipais e institucionais. Estiveram presentes o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Osmar Ribeiro Júnior; a prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros; o vice-prefeito Carlos Januário; o secretário municipal de Assistência Social, Walter Trajano; o vice-reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), César Augusto Da Ros; o professor da UFRRJ e coordenador do projeto no Instituto Três Rios, Rulian Emmerick; o diretor do Departamento de Apoio ao Empreendedorismo, Alison Ramon Santos e Silva; e a superintendente executiva de varejo da Caixa Econômica Federal, Kelly Pizzolito Batael, os vereadores Rodrigo Moraes e Wallace Gomes.
Durante a cerimônia, a prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros, destacou o impacto do programa na vida da população e o significado da chegada da iniciativa ao município.
“Hoje é um dia histórico para Japeri. Estamos falando de oportunidades reais, de portas que se abrem para quem mais precisa. Esse programa representa dignidade, futuro e transformação de vidas. Aqui em Japeri, fazemos como o nosso presidente Lula sempre defende: colocamos o povo no centro das políticas públicas. É por isso que buscamos parcerias que gerem emprego, qualificação e renda, para que a nossa população tenha cada vez mais oportunidades de construir um futuro melhor”, afirmou.
Representando o Governo Federal, o secretário-executivo do MDS, Osmar Ribeiro Júnior, reforçou que a iniciativa integra uma estratégia nacional de combate às desigualdades sociais por meio da inclusão produtiva.
“O Acredita no Primeiro Passo é uma política que conecta qualificação, empreendedorismo e crédito para romper ciclos de pobreza. Aqui em Japeri, essa política ganha força e chega diretamente à população que mais precisa de oportunidades”, disse.
A parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro também foi destacada como essencial para a execução das ações formativas. O vice-reitor da instituição, César Augusto Da Ros, ressaltou o papel da universidade na construção de caminhos de transformação social.
“A UFRRJ reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do território. Participar de um programa como este é transformar conhecimento em oportunidade concreta de mudança de vida”, afirmou.
Na área da assistência social, o secretário municipal Walter Trajano enfatizou o alcance social da iniciativa e seu potencial de impacto direto na população.
“Esse programa chega para fortalecer famílias, ampliar horizontes e garantir que mais pessoas tenham acesso a oportunidades reais de trabalho e renda”, declarou.
Acredita no Primeiro Passo: inclusão produtiva como caminho para o futuro
Com o lançamento do Programa Acredita no Primeiro Passo, Japeri passa a integrar uma política nacional que aposta na qualificação profissional e no empreendedorismo como ferramentas de transformação social.
A iniciativa busca não apenas formar profissionais, mas criar caminhos reais de autonomia financeira, especialmente para mulheres, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com o diretor do Departamento de Apoio ao Empreendedorismo, Alison Ramon Santos e Silva, o programa já nasce com perspectiva de expansão no município.
“Estamos iniciando com 240 vagas, mas já temos a intenção de ampliar para até 300 vagas. A demanda é muito grande e queremos alcançar o maior número possível de pessoas, fortalecendo ainda mais o impacto social dessa iniciativa em Japeri”, afirmou.
Embora o programa atenda homens e mulheres, a iniciativa tem um olhar especial para o público feminino, reconhecendo os desafios enfrentados por muitas mulheres, especialmente chefes de família, na inserção e permanência no mercado de trabalho.

