14 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Prefeitura do Rio apresenta plano para implantar mais 117km de ciclovias até o fim de 2024

A prefeitura pretende ligar as ciclovias da cidade a 127 estações de trem, metrô, VLT e BRT até o fim de 2024. O plano de integração será lançado hoje pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) e pela Secretaria municipal de Transportes. A proposta prevê ainda a implantação de mais 117,4 quilômetros de faixas, além de bicicletários nas proximidades das estações. Com isso, a cidade deve chegar até o ano que vem com 604,4 quilômetros reservados para as bicicletas.

Entre as conexões previstas ainda para este ano, está uma com a estação do metrô da Rua Uruguai, na Tijuca. O projeto está em fase final de detalhamento, mas é provável que seja feita uma ligação da estação com a ciclovia no entorno do estádio do Maracanã. A lista de intervenções em 2023 inclui ainda conexões com estações de trem da SuperVia em Honório Gurgel e Bento Ribeiro, na Zona Norte.

O plano para expandir as ciclovias começou a ser desenhado no ano passado. As rotas definidas como prioritárias foram escolhidas após consulta a ciclistas e usuários de transporte público. A estimativa é que, com as conexões e a expansão, o sistema de ciclovias passe a atender 80,6% das áreas onde são oferecidos empregos na capital, 72% das unidades de saúde e as regiões por onde circulam 60% da população carioca. O projeto atual toma como base o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da cidade, que está pronto desde 2015 e prevê mais de mil quilômetros de ciclovias e ciclofaixas na cidade até 2030.

De setembro a dezembro de 2021, em parceria com o Laboratório de Mobilidade Urbana Sustentável (Lamob-Prourb-UFRJ), o município traçou o perfil do ciclista carioca, o que também ajudou a fundamentar o projeto da integração com os modais. Isso porque pelo menos 27,5% de quem pedala usa a bicicleta para se deslocar pelo menos em um trecho até o trabalho.

Ao todo, 63,5% dos que responderam à pesquisa são homens, 35,3%, mulheres e 1,1% não quis identificar o gênero ou não deu a informação. Na distribuição por faixa etária, 28,1% têm entre 30 e 39 anos. A seguir, com 27,3%, aparecem as pessoas com idades entre 20 e 29 anos. Em relação aos deslocamentos, 39,1% declararam pedalar entre 15 e 30 minutos em seus deslocamentos, mas 2,5% chegam a usar a bicicleta 90 minutos por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *