Prefeitura de Queimados lança “Programa de Escola em Tempo Integral” na rede municipal

Na última semana, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a cerimônia de lançamento do Programa Escola em Tempo Integral – EduQue Mais, no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha. Essa é uma grande conquista para a rede municipal, pois o município é um dos pioneiros na implantação da escola em tempo integral na Baixada Fluminense. Nesta primeira etapa, o programa contempla duas escolas e uma creche, beneficiando cerca de 500 alunos.

O encontro contou com a presença do Prefeito Glauco Kaizer e do secretário de Educação, André Monsores, entre outras personalidades ligadas à educação. Inicialmente, os alunos da rede municipal terão sua carga horária escolar estendida de quatro para oito horas diárias, incluindo uma variedade de atividades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além das aulas regulares, será fornecida uma alimentação diferenciada, adequada ao tempo prolongado que as crianças permanecerão na escola. A meta é possibilitar a formação integral, ampliando o tempo escolar e o desenvolvimento nas áreas de esporte, cultura, arte e tecnologia.

 
As escolas Elói Dias Teixeira (Flesman) e José Anastácio Rodrigues (Fazendinha), além da Creche Iracema Garcia (Vila Camarim) agora são Centros de Educação em Tempo Integral – CETIs. Estas unidades tiveram 100% de adesão nas turmas de Tempo Integral, o que representa mais de 60% das vagas criadas destinadas ao programa. O prefeito Glauco Kaizer falou sobre a nova base de ensino em Queimados: “Esta é a primeira etapa do Ensino Integral na nossa rede. O objetivo é, no mais breve tempo possível, alcançarmos todas as escolas”, ressaltou.  

O Programa Escola em Tempo Integral, garante o aumento da carga horária enriquecendo o currículo dentro das necessidades das escolas e das comunidades escolares  com oficinas de robótica, recreação, mídias sociais, informática, xadrez, recreação, dança, música e musicalização infantil. Para a coordenadora do programa, Isabella Mello, essa é uma grande conquista para a educação municipal. “O EduQue Mais é uma política de governo. Um ‘guarda-chuva’ que vai apoiar várias ações da educação que estão garantidas, ou seja, garantia das leis que estão implementadas e serão continuadas dentro da educação integral e educação especial, por exemplo”, ressaltou.

A segunda etapa do programa já está em andamento e, em breve, mais escolas serão beneficiadas. Além das três unidades já inseridas, serão incluídas no programa “EduQue Mais”, isto é, transformadas em escolas de tempo integral, as unidades regulares: Ubirajara Ferreira (Jardim Excelsior), Nelson Carneiro (Três Fontes), Santo Expedito (Santo Expedito) e também no Centro de Atendimento de Educação Especial (CAEEQ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *