23 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Prefeitura de Pinheiral inaugura dois Laboratórios de Iniciação Científica Intramuros

A iniciativa tem por finalidade fomentar atividades ligadas à ciência, tecnologia e inovação

A Prefeitura de Pinheiral, inaugurou nesta terça-feira, 25, dois Laboratórios de Iniciação Científica Intramuros, construídos em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica). Os laboratórios foram instalados nas escolas Rosa Conceição Guedes, no Parque Maíra, e no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, Centro. A iniciativa tem por finalidade fomentar atividades ligadas à ciência, tecnologia e inovação aos estudantes com idades entre 8 e 12 anos.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Ednardo Barbosa, do vice-presidente da Faetec, Sérgio Constemplat, representando a presidente da Fundação, Caroline Alves e do subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fabrício Repsold, que representou o secretário da pasta, Anderson Moraes. Além deles, estiveram presentes os vereadores José Augusto dos Santos Cardoso, Cardoso Gugu, Mário Arthur e Leonardo Cabral, Léo da Saúde, além de secretários e servidores municipais.

Os laboratórios foram projetados para atender até 35 crianças. Equipados com materiais modernos, eles oferecem um ambiente propício para a realização de aulas práticas nas áreas de física, química e biologia. Esses espaços proporcionam um primeiro contato de alta qualidade com as ciências e tecnologias, contribuindo para elevar o nível do ensino fundamental na cidade.

Segundo o prefeito Ednardo Barbosa, a inauguração desses laboratórios representa um passo importante para o fortalecimento da educação científica em Pinheiral. “Esses espaços são fundamentais para despertar o interesse das crianças pelas ciências desde cedo, preparando-as para um futuro promissor”.

A Secretária de Educação, Sueli Gentil, destacou a importância da iniciativa para a formação dos jovens. “Investir em educação científica é investir no futuro do nosso país. Além disso, esses laboratórios vão proporcionar às nossas crianças a oportunidade de aprender de forma prática e interativa, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e eficaz. Com isso, esperamos não apenas aumentar o interesse pelos estudos, mas também despertar vocações e incentivar a criatividade e o pensamento crítico, que são fundamentais para a inovação e o progresso científico e tecnológico”.

Com a entrega oficial dos laboratórios, Pinheiral dá um importante passo rumo ao desenvolvimento educacional e científico, oferecendo às crianças a oportunidade de explorar e desenvolver suas habilidades em um ambiente equipado e estimulante. A expectativa é de que esses espaços contribuam significativamente para a formação de novos talentos nas áreas científicas e tecnológicas, preparando os jovens para os desafios do futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *