27 de março de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Prefeitura de Itatiaia oferece várias atividades nas unidades de saúde ao longo do mês das mulheres

Programação acontece de 10 a 31 de março nas unidades de saúde 
A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, com o apoio de diversas outras secretarias, como a de Políticas Públicas para as Mulheres, organizou uma programação com diversas atividades em alusão ao Março Lilás – mês dedicado aos cuidados da saúde feminina e de conscientização sobre a prevenção do câncer de colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
A abertura acontece nesta segunda-feira, dia 10, às 9h, na Policlínica Municipal, no Centro. Logo depois acontece uma roda de conversa sobre a saúde da mulher, seguida de ações de como aferição de pressão arterial e glicose e distribuição de panfletos informativos sobre o tema.
Já no dia 11, terça-feira, será realizada uma caminhada com concentração a partir das 7h30, na Praça Mariana Rocha Leão, e largada às 08h10 em direção a USF Centro. Na sequência, acontecem palestras sobre “Autoestima e Autocuidado” e “Nutrição e Saúde da Mulher”, também na unidade.
De acordo com a Secretaria de Saúde, além das palestras, ao longo do mês, as unidades terão ações reforçadas, como de acolhimento, coleta de preventivo nos horários de atendimento, por livre demanda, e também em horário estendido, rodas de conversas, entre outras atividades realizadas pelos profissionais da equipe e-Multi da Secretaria.
 As palestras serão realizadas nas salas de espera das unidades de saúde, durante o fluxo de atendimento, em ações contínuas de conscientização e prevenção para as pacientes presentes no local.
 – Todas as ações programadas serão voltadas para promover a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde feminina. O objetivo é alertar sobre o quanto é necessário o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. E teremos ainda a coleta dos exames preventivos em horário estendido e aos finais de semana, explicou a diretora de Atenção Primária de Itatiaia, Andreza Vidal.
Os exames de preventivos em horário estendido acontecerão nos dias 12 e 26 de março, das 17h às 20h, nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família do Campo Alegre I e Campo Alegre II, Centro, Maromba, Penedo, Vila Magnólia e Vila Odete. Não é necessário agendamento.
Já nos dias 15 e 22 de março, sábado, das 08h às 13h, haverá Mutirão de Ultrassonografia da Mama, transvaginal e mamografia, no Hospital Municipal e na Clínica da Mulher, com exames previamente agendados.
Nessas mesmas datas, das 08h às  13h, também acontecerão exames preventivos, sem a necessidade de agendamento, em todos os postos de saúde.
⁃ É fundamental que mulheres fiquem sempre atentas à saúde. Lembramos que o diagnóstico precoce salva vidas, finalizou a diretora.
      A programação se encerra no dia 31, em Maromba, com duas palestras o “Empoderamento Feminino” e “Impactos do Diagnóstico”, que vão acontecer às 10h, na ESF da localidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *