Prefeitura de Itaperuna se mobiliza no Dia Mundial do Parkinson

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da equipe do CDA/CDP (Centro da Doença de Alzheimer e Parkinson) realiza relevantes serviços no município.

E no último dia 11 de abril, data marcada no calendário como o Dia Mundial do Parkinson, os profissionais do CDA/CDP realizaram uma ‘sala de espera’ no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. Com um trabalho de conscientização que vai além do convencional, a equipe demonstrou que a informação é sinônimo de prevenção e compreensão.

Com uma abordagem que mistura a delicadeza de um afago com a firmeza de um aperto de mãos, a ação não apenas iluminou os sinais e sintomas desta doença, como também pintou um quadro de esperança, ressaltando a importância de detectá-la precocemente. A doença se manifesta através de tremores involuntários, rigidez muscular e lentidão de movimentos, que muitas vezes passa despercebida, escondendo-se na sombra de um simples “estou ficando mais velho”.

Mas a mensagem principal da equipe foi clara e objetiva: observar e agir. A campanha de conscientização, além de ser um guia para a detecção precoce, também serviu para desmistificar a doença, mostrando que, apesar dos desafios, é possível manter a qualidade de vida com o tratamento e acompanhamento adequados. E reconhecer os primeiros sinais é o primeiro passo para uma vida mais harmoniosa.

CENTRO DA DOENÇA DE ALZHEIMER E PARKINSON

O CDA/CDP conta com uma equipe de excelentes profissionais e, no espaço, também são desenvolvidas ações, que estimulam as habilidades socioemocionais. O setor ainda oferece outros serviços, como por exemplo, estimulação cognitiva; grupo de apoio aos familiares e/ou cuidadores; reavaliação e acompanhamento do processo de evolução das doenças, fisioterapia voltada para os pacientes de Parkinson; e outros serviços mais.

O CDA/CDP está localizado na Rua 10 de Maio, número 893, anexo ao Posto de Saúde Dr. Raul Travassos. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

FIQUE ATENTO AOS SINAIS

Sobre o Parkinson é possível observar tremores nas mãos, braços, pernas ou mandíbula. Rigidez ou dificuldade de movimento, especialmente após períodos de inatividade. Movimentos lentos e dificuldade em iniciar ou completar movimentos. Além da postura inclinada, dificuldade em manter o equilíbrio, ou até mesmo fala arrastada, monotônica ou hesitante.

Se notar alguns destes sinais, especialmente se interferirem significativamente na qualidade de vida, é crucial buscar orientação médica. Esses sinais podem ser causados por várias condições, e um médico é quem pode realizar uma avaliação completa para um diagnóstico preciso.

E no CDA/CDP você encontra outras informações mais sobre Parkinson e Alzheimer, além de profissionais qualificados que auxiliarão pacientes, familiares e demais cuidadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *