Prefeitura de Itaperuna realiza serviço de ‘telamento’ no município

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) também trabalha realizando serviço de ‘telamento’, cobertura de caixas d´água; em bairros e distritos do município.

Na segunda-feira, 08, uma das equipes da CVAS esteve trabalhando na região central da cidade, cumprindo o cronograma de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Vale reforçar que os agentes trabalham diariamente, visando eliminar depósitos de água parada, que podem servir de depósitos para o mosquito. E o serviço de ‘telamento’ é muito importante, a fim de manter as caixas d´água protegidas.

Já em relação ao trabalho preventivo e educativo, a CVAS conta com o apoio da equipe de Educação em Saúde, que leva informações de qualidade para a população, em escolas, empresas, associações de moradores, feira livre, entre outros locais; visando ampliar o número de multiplicadores da informação.

 

AJUDE A COMBATER O MOSQUITO

Aqui vão algumas dicas para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti:

ELIMINE ÁGUA PARADA – Verifique e elimine qualquer acúmulo de água em vasos de plantas, pneus velhos, garrafas e outros recipientes no seu quintal ou varanda.

CUIDE DAS CALHAS – Limpe as calhas regularmente para evitar que a água da chuva fique parada e se torne um criadouro de mosquitos.

POTES DE PLANTAS – Coloque areia nos pratos dos vasos de plantas para evitar o acúmulo de água ou lave-os semanalmente.

TAMPAS EM CAIXAS D’ÁGUA – Mantenha caixas d’água, cisternas e barris sempre fechados com tampas adequadas.

TRATE A PISCINA – Mantenha a piscina tratada e limpa, mesmo quando não estiver em uso.

USE INSETICIDAS OU REPELENTES – Aplique inseticidas apropriados em locais de possível reprodução dos mosquitos. Use repelentes na pele, seguindo as orientações do fabricante.

TELAS E MOSQUITEIROS – Instale telas nas janelas e use mosquiteiros para proteger as camas, especialmente em áreas com casos de doenças transmitidas pelo mosquito.

Adotando essas medidas simples, você pode fazer uma grande diferença na prevenção e no controle do mosquito Aedes aegypti em sua comunidade.

 

COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à CVAS, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

O contato também pode ser feito através de e-mail – [email protected] – quando um membro da equipe irá providenciar as devidas orientações sobre as demandas que venham a surgir.

Ainda é possível se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde (ACS), que passará a informação à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *