Prefeitura de Duque de Caxias reforça a importância da doação de sangue para salvar vidas

Em 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos. Além de agradecer aos doadores, é um dia de conscientizar sobre a necessidade global de sangue seguro e de como todos podem contribuir. Por meio da campanha, mais e mais pessoas em todo o mundo são convidadas a se tornarem salvadores, oferecendo-se voluntariamente para doar sangue de modo regular. A iniciativa também faz alusão ao Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a doação.

Desde Julho de 2021, a Prefeitura de Duque de Caxias, através de parceria entre o Hospital Municipal Dr Moacyr Rodrigues do Carmo e o Hemorio, realiza campanhas mensais para a doação de sangue no município.

No ano de 2022, as campanhas mensais receberam 1.400 doadores voluntários, resultando na coleta de 1.124 bolsas de sangue. Neste ano de 2023, até o mês de junho, os mutirões de doação já contaram com a participação de 657 voluntários, gerando a captação de 515 bolsas de sangue.

É importante destacar que a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados, no máximo, 450 ml.
É pouco para quem doa e muito para quem precisa!

No próximo dia 07 de julho, acontecerá mais um mutirão da Campanha de doação de sangue, no Hospital Municipal Dr Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC).
A campanha de doação acontece, das 10h às 16h, no auditório do HMMRC, e está aberto a todos os voluntários aptos a doar.

Pré-requisitos para ser doador de sangue:
– levar documento de identidade com foto e órgão expedidor;
– estar em boas condições de saúde;
– ter entre 16 e 69 anos de idade (de 16 a 17 anos com autorização do responsável legal);
– idade até 60 anos, se for a primeira doação;
– intervalo entre doações de sangue de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens;
– pesar mais do que 50 kg;
– não estar em jejum;
– evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes;
– Quem foi infectado pela Covid-19 pode doar somente após 10 dias do desaparecimento dos sintomas. Quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias da aplicação (48h em caso de Coronavac).

O Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo fica na Rodovia Washington Luiz, 3.200.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *