Prefeitura de Barra Mansa inicia ciclo de palestras sobre anemia falciforme
Vice-prefeita Fátima Lima esteve, nesta quinta-feira (29), com alunos da Escola Municipalizada Leonel de Moura Brizola, no bairro Vista Alegre
A Prefeitura de Barra Mansa, através das Secretarias Municipal de Saúde (SMS) e de Educação (SME), realizou, nesta quinta-feira, dia 29, a primeira de uma série de palestras com foco em anemia falciforme. A ação foi voltada para alunos do 4° e 5° anos da Escola Municipalizada Leonel de Moura Brizola, localizado no Loteamento Sofia, que fica dentro do bairro Vista Alegre.
A diretora da escola, Patrícia Gomes, enfatizou a importância da palestra.
Com objetivo de cuidar das pessoas portadoras do traço falciforme e respeitando as diretrizes do Ministério da Saúde, a vice-prefeita Fátima Lima instituiu o decreto n°9.917, no ano de 2020. Entre as determinações da lei estão exames e tratamentos específicos, criação de cadastro das pessoas diagnosticadas com a doença, disponibilização de medicamentos, além de ações educacionais e de conscientização e cuidados especiais com gestantes, entre outros.
O decreto faz parte das políticas públicas de atendimento à população negra, já que a doença tem maior incidência nessas pessoas.
O que é anemia falciforme?
A doença desenvolve uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem sua forma arredondada e elasticidade. Os glóbulos adquirem aspecto de foice e endurecem, o que dificulta a passagem de sangue pelos vasos e, consequentemente, a oxigenação do sangue.