Posto Digital do Detran.RJ alcança a marca de 5 milhões de acessos

O Detran.RJ alcançou a importante marca de 5,2 milhões de acessos pelo Posto Digital. Os serviços on-line, lançados em setembro de 2021, permitem aos usuários obter documentos e consultar informações pela internet. Só nos primeiros quatro meses de 2024, já foram quase 1,4 milhão de acessos, indicando que, a cada dia, mais pessoas são atendidas sem precisar comparecer aos postos físicos do departamento.

–  Os números mostram que estamos cumprindo a meta de minha gestão de ampliar a oferta de serviços públicos digitais, proporcionando mais eficiência, qualidade e transparência no atendimento aos cidadãos. O Programa RJ Digital, do Governo do Estado, foi criado com o objetivo de fazer com que todos os serviços do Estado sejam virtuais, para facilitar a vida das pessoas – diz o govenador do Rio, Cláudio Castro.

O serviço mais procurado é o acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital (CRLV-e), como é chamado o documento de licenciamento anual, que pode ser baixado pelo Posto Digital e impresso. Foram, até agora, 1,2 milhão de acessos ao documento (424 mil só este ano). Em seguida, os mais procurados são a emissão (454 mil) ou visualização (618 mil) da Autorização para Transferência da Propriedade de Veículo (ATPV-e) – documento com o qual o usuário dá início ao processo de compra e venda do automóvel. 

O advogado Bruno Dias recorreu ao atendimento e ficou satisfeito. Para ele, o uso das plataformas digitais está presente em todos os ramos de atividade, agilizando os procedimentos e facilitando a relação entre clientes, empresas e órgãos públicos.

–  Depois de criar minha conta no Gov.br, acessei o Posto Digital com facilidade. Queria saber se meu veículo tinha algum débito pendente, mas constatei que estava tudo pago. Aproveitei a oportunidade e verifiquei que não tinha multas nos últimos 12 meses. O atendimento digital é um caminho sem volta – disse o advogado.


Renovação simplificada da CNH

Um dos serviços mais relevantes do Posto Digital Detran.RJ é a renovação simplificada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Desde julho de 2022, 113 mil usuários deram início ao processo de renovação da CNH, sem precisar fazer agendamento para ir ao posto do Detran. Neste caso, só é necessário comparecer a qualquer posto, sem agendamento, para tirar nova fotografia e fornecer impressões digitais.

Pelo Posto Digital, a pessoa obtém o endereço e o telefone da clínica onde fará o exame de aptidão física e mental. Desde outubro de 2022, o serviço também está disponível para quem quiser tirar a segunda via da CNH sem sair de casa: 3.548 pessoas já aproveitaram esta facilidade e só precisaram comparecer ao posto na hora de receber o documento pronto.

–  Ao oferecer a renovação e a segunda via da CNH de forma simplificada, pela internet, o Detran.RJ facilitou a vida dos usuários, tornando os serviços mais rápidos e acessíveis. Aos poucos, os usuários estão passando a conhecer melhor essas facilidades que oferecemos – diz o presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz.

O atendimento on-line também permite ao usuário acessar sua CNH digital, consultar dados sobre seus veículos e os pontos recebidos com multas de trânsito. Já é possível, por exemplo, solicitar o CRLV-e 2024 pelo posto, desde que o cidadão tenha quitado integralmente o IPVA, as multas vencidas e a GRT (Guia de Regularização de Taxas). Pode-se também verificar se o IPVA e a GRT estão pagos ou em débito, e qual o ano do último licenciamento do veículo.

Os mais novos serviços oferecidos são a emissão da Permissão Internacional para Dirigir (PID), já procurado por 3.553 usuários desde setembro do ano passado; e a inclusão ou baixa de gravame de veículos (financiamento por instituição financeira), acessado, até agora, por 133 mil usuários.

 

Conheça o Posto Digital

O aplicativo do Posto Digital pode ser baixado gratuitamente nas principais plataformas digitais – lojas Android e IOS. Para acessá-lo, o usuário precisa ser cadastrado no portal Gov.br, do governo federal. O usuário deverá usar o mesmo login e senha utilizados no sistema Gov.br, aceitar o Termo de Uso e Política de Privacidade e, depois, escolher o serviço desejado (Veículos, Habilitação ou Infrações).

O cadastro é gratuito e poderá ser feito em poucos passos, de forma intuitiva. O aplicativo oferece os mesmos serviços existentes na versão do site do Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br), onde o Posto Digital é acessado através de um ícone encontrado logo na página inicial.

O Detran.RJ também oferece, desde 2021, o aplicativo ‘Identidade Digital RJ’, para acesso à carteira de identidade no telefone celular. O aplicativo está disponível para pessoas maiores de 18 anos, que tiveram a carteira de identidade física emitida a partir de 5 de abril de 2019. Esses documentos passaram a ser entregues com um QR Code na parte interna. É através deste código que o usuário pode baixar a versão digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *