Pesquisa: Flamengo, Corinthians e Palmeiras têm as maiores torcidas do país

Um em cada quatro brasileiros que gostam de futebol é flamenguista, aponta a Pesquisa “O Maior Raio-x do Torcedor”, da CNN Esportes em parceria com a Rádio Itatiaia e realizada pela Quaest. Segundo os dados, o Corinthians aparece na segunda posição, seguido pelo Palmeiras, que se consolidou como a terceira maior torcida do país, e pelo São Paulo. Empatados, os rivais mineiros Atlético e Cruzeiro fecham o Top 5.

Primeiro colocado com 24% dos torcedores brasileiros acima de 16 anos, o rubro-negro carioca tem quatro vezes mais torcida que a somatória de Vasco (4%), Botafogo (1%) e Fluminense (1%), pois os três juntos somam 6 pontos percentuais.

A dobradinha entre Atlético Mineiro e Cruzeiro fechando o Top 5 de torcidas brasileiras é uma das surpresas da pesquisa. Isso porque a dupla mineira tirou do grupo dos cinco primeiros colocados o Vasco, que historicamente sempre esteve presente ali.

“O Maior Raio-x do Torcedor” foi construído com 6.507 entrevistas presenciais, com pessoas com 16 anos ou mais e que se declararam amantes do esporte, em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. Segundo o instituto, a margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

— Esta é a maior e mais abrangente pesquisa de futebol que já foi feita no Brasil. Sem dúvida, um marco, pois não se restringiu apenas a tamanho de torcida, mas entrou em áreas como rivalidade, costumes dos torcedores, relação com times do exterior e até mesmo consumo, ao tratar das questões de sócios e compra de camisas — afirma Felipe Nunes, diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa, que foi responsável pelo trabalho.

Nunes afirmou que outros dados serão divulgados durante a semana, antes do Campeonato Brasileiro da Série A e B.

Segundo a pesquisa, a liderança do Flamengo é relativamente tranquila, pois a torcida do Corinthinas, a segunda colocada, aparece com 18%. Este percentual, no entanto, é o dobro do que a do Palmeiras, em terceiro.

O Corinthians também vive situação confortável em São Paulo, com o dobro de torcedores em relação ao segundo colocado no estado, que é o Palmeiras (18% a 9%), mas não tem uma supremacia tão marcante como a dos flamenguistas. Isso porque o São Paulo tem a quarta torcida do Brasil, com 8%, e o Santos também integra o Top 10, na oitava posição, com 3%

Veja o ranking:

 

  1. Flamengo – 24%
  2. Corinthians – 18%
  3. Palmeiras – 9%
  4. São Paulo – 8%
  5. Atlético Mineiro e Cruzeiro – 5%
  6. Vasco – 4%
  7. Grêmio e Santos – 3%
  8. Bahia, Internacional e Sport – 2%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *