Parque Glória Maria inaugura a exposição gratuita Cromatografia do Tempo

Mostra coletiva com mais de 30 artistas ocupa espaço em Santa Teresa com obras flutuantes

 

O Parque Glória Maria, em Santa Teresa, na Região Central do Rio de Janeiro, recebe no sábado, dia 16 de março, o lançamento da exposição “Cromatografia do Tempo”, com curadoria de Amanda Leite e Cota Azevedo. A mostra propõe uma experiência singular ao ocupar as ruínas do Parque com obras flutuantes, tecendo coletivamente uma grande instalação. Artistas de diferentes regiões do Brasil apresentam narrativas sobre memória, espaço, tempo e a relação com a forma e a materialidade.

São 31 obras impressas em tecidos ocupando as ruínas do Parque Glória Maria. A intenção da curadoria é fazer com que o público se mova organicamente deixando seu corpo se integrar ao espaço, transitando pela fluidez das obras, permitindo que o visitante fique pelo tempo que lhe for necessário na mostra. A exposição funcionará como um projeto site-specific, integrando-se organicamente ao cenário histórico do Parque, que é um equipamento cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O local irá refletir as tonalidades das fotografias e da passagem do tempo, criando uma atmosfera em que as fotos se movimentam no espaço expositivo. “A proposta é ir além da imagem como um lugar bidimensional. As fotografias serão transformadas no espaço em uma narrativa visual em constante evolução que acontece nele e entre ele. As fotografias nos atravessaram em imagem e composição de tecido e luz”, conta Cota Azevedo. As obras exploram a ideia do tempo como construção do espaço da memória visual, capturando momentos fugazes e transformando-os em uma experiência imagética contínua. “As fotos estarão impressas em tecidos maleáveis, aqui convidamos o público a explorar a riqueza cromática da temporalidade, transformando as Ruínas em um espaço dinâmico de experiências visuais”, conclui Amanda Leite.

 

SERVIÇO:

CROMATOGRAFIA DO TEMPO

Parque Glória Maria (na Rua Murtinho Nobre,  nº 169, em Santa Teresa)

Abertura: 16 de março de 2024, às 14h

Encerramento: 16 de abril de 2024

Visitação: Terça a domingo, das 9h às 18h

Entrada Gratuita

Classificação indicativa: Livre

 

ARTISTAS PARTICIPANTES:

Adriana Nataloni

Ana Andreiolo

Arian Barbosa

Claudia Castro Barbosa

Cecilia Cipriano

Dulce Lysyj

Eda Miranda

Fernanda Leal

Iraceia de Oliveira

Jeanne Santos

Larissa Noé

Liane Roditi

liège

Lina Ponce

Luciane Villanova

Luis Teixeira Mendes

Mari Gemma de la Cruz

Maria Cecilia Leão

Maria Chrisá

Maria Eugênia Baptista

Mariana Galli

Marina Witt

Miriam Ramalho

Nancy Lacerda

NOA

Roberto Abreu

Rose Cocchiarelli

Sandra Gonçalves

Sílvio Moréia

Vera Bernardes

Theo Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *