Palácio Guanabara terá iluminação lilás em homenagem ao Dia Nacional do Teste do Pezinho

Rio de Janeiro foi o primeiro estado do país a ampliar o exame passando a rastrear 54 doenças

Em comemoração ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, o Palácio Guanabara será iluminado hoje de lilás, cor dedicada à data, a partir das 18h. O Rio de Janeiro foi o primeiro estado do país a implementar o exame de triagem neonatal ampliado, passando da detecção precoce de sete doenças para 54. Realizado há oito meses, o teste do pezinho expandido já registrou mais de 50 mil bebês.

– A ampliação do exame foi uma luta de muitos anos e ter concretizado o acesso ao diagnóstico precoce às famílias foi extremamente importante para que os pais que possuem filhos com doenças raras possam iniciar o tratamento específico imediatamente – destaca o governador Cláudio Castro.

Com a entrada de 47 novas enfermidades no rol em 2023, o estado passou a ser o único do país a processar o exame coletado em unidades de saúde cadastradas, avançando para a Etapa 2 da implementação escalonada prevista na Lei Federal nº 14.154/ 2021, que engloba doenças relacionadas a galactosemias, aminoacidopatias, distúrbios do ciclo da ureia e da betaoxidação dos ácidos graxos.

Na rede SUS, há 1.020 unidades de saúde cadastradas para a coleta do Programa de Triagem Neonatal no Estado do Rio de Janeiro (PTN-RJ). Em média, são realizados 11 mil testes por mês. As amostras coletadas são processadas no laboratório da sede da Apae Rio e o resultado fica disponível na Internet em até 10 dias. O Rio de Janeiro é o único estado a disponibilizar esses resultados online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *