13 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Nova unidade de coleta de sangue do Hemorio em Duque de Caxias recebe doadores, de segunda a sexta-feira, no Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo

Os doadores voluntários de sangue de toda a Baixada Fluminense dispõem agora dos serviços do posto de coleta avançado do Hemorio, instalado nas dependências do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo. A unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, é a primeira unidade de coleta fora da capital fluminense com gestão do Hemorio.

A instalação do posto avançado no município de Duque de Caxias tem como objetivo facilitar o deslocamento das pessoas que queiram doar sangue e aumentar o número de doadores e de hemocomponentes, produtos que são gerados após o fracionamento da bolsa de sangue, como concentrado de hemácias ou plaquetas e plasma.

A área para coleta de sangue tem quatro poltronas de doação, com capacidade para 40 doações por dia, aproximadamente mil por mês. Equipes de profissionais, equipamentos e insumos serão fornecidos pelo Hemorio, que é o responsável pela gestão da unidade.

 

Quem pode doar?
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar, no mínimo, 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Pessoas com doenças transmissíveis, mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar somente após 10 dias do desaparecimento dos sintomas. Quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias da aplicação (48h em caso de Coronavac).
A Secretaria Municipal de Saúde alerta aos doadores que é obrigatória a apresentação de um documento de identificação com foto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *