18 de abril de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Nicola Sturgeon, defensora da independência da Escócia, renuncia como primeira-ministra

A primeira-ministra da EscóciaNicola Sturgeon, anunciou sua renúncia no cargo nesta quarta-feira (15).

Ainda não está claro o motivo do afastamento de Sturgeon, que ocupou por mais tempo a liderança do país —mais de oito anos—, e primeira mulher no posto. Uma fonte próxima a ela afirmou à BBC que a representante “não aguenta mais”. Ela não deixará a função imediatamente, o que permitiria a organização de um novo pleito para a escolha de um sucessor.

Enfrentamentos recentes com o governo central de Londres podem ter contribuído para a decisão de Sturgeon.

Um deles gira em torno da principal bandeira de seu governo, a independência da Escócia. Sua busca, que ganhou tração com o brexit, seria por tornar o território que hoje integra o Reino Unido um estado autônomo e membro da União Europeia.

No final do ano passado, a Suprema Corte britânica jogou um balde d’água fria sobre a administração da escocesa ao decidir que seu país não tem o direito de realizar uma nova consulta pública do tipo sem consentimento do Parlamento britânico.

Outro imbróglio recente tem a ver com uma lei sobre direitos de pessoas transgênero aprovada pelo Parlamento do país também no fim de 2022.

A legislação simplificava a burocracia relacionada à alteração legal de gênero na Escócia, propondo por exemplo a diminuição da idade mínima para a realização do procedimento, de 18 para 16 anos, e a retirada da exigência de diagnóstico médico de disforia de gênero —bastaria solicitar um certificado de mudança para emitir uma nova certidão de nascimento.

Também esta lei foi desafiada pelo Reino Unido ao ser barrada por Rishi Sunak. Foi a primeira vez que um premiê britânico fez uso dessa prerrogativa desde que ela foi estabelecida, 25 anos atrás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *