Ministra Macaé Evaristo participa de desfile da Mangueira na Sapucaí
Escola de samba carioca homenageará presença dos povos bantus na cidade do Rio de Janeiro; agremiação será a quarta e última escola a desfilar na madrugada de segunda-feira (3), às 2h
A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, participa, na madrugada de segunda-feira (3), às 2h, do desfile da Estação Primeira de Mangueira, na Marques de Sapucaí, no Rio de Janeiro.
A escola de samba será a quarta e última agremiação do Grupo Especial a desfilar na primeira noite do carnaval carioca. Com o enredo “À Flor da Terra, no Rio da Negritude entre Dores e Paixões”, a Mangueira levará à avenida um olhar sobre a presença dos povos bantus na cidade do Rio de Janeiro – uma exaltação às vidas negras que floresceram em solo carioca.
“O carnaval faz parte do processo de resgate e valorização da nossa cultura, da nossa história. Carnaval é resistência”, afirma a ministra.
Os bantus são um agrupamento linguístico do continente africano que representaram a maioria das pessoas negras que foram levadas de maneira forçada ao Rio de Janeiro. A chegada em solo carioca ocorreu pelo Cais do Valongo, no Porto do Rio, hoje conhecido como Pequena África.
Serviço
O que: Desfile da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira
Quando: 3 de março (segunda-feira)
Onde: Av. Marques de Sapucaí, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 2h